segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lei é Lei

Sabemos que não é fácil ser autarca, mas os que honestamente se dispõem a sê-lo devem respeitar as regras da função.

Os políticos são eleitos e os funcionários nomeados, uns e outros têm deveres de imparcialidade e de honestidade.
Um político, qualquer que seja o seu nível de responsabilidade não pode discriminar os seus representados consoante a sua cor politica ou a formação em quem hipoteticamente votam.
Um autarca não pode favorecer os seus hipotéticos eleitores.
Neste concelho conhecemos muitas situações em que os autarcas não cumprem os seus deveres como autarcas. E devemos estar atentos a essas situações pois o conceito de intervenção de cidadania é muito mais exigente do que era antes, os meios são diferentes e pode-se hoje recorrer a informação que não se conseguia há uns anos atrás. E os conhecimentos são outros.

E a propósito de tudo isto vejamos o estatuto dos eleitos locais Lei 29/87 30 Junho
De entre outros deveres dos autarcas mencionamos estes que consideramos os mais importantes

Art.4

a) Em matéria de legalidade e direitos dos cidadãos.
III) Actuar com justiça e imparcialidade

b) III) Não patrocinar interesses particulares, próprios ou de terceiros de qualquer natureza, quer no exercício das suas funções, quer invocando a qualidade de membro de órgão autárquico.

IV) Não intervir em processo administrativo, acto ou contrato de direito público ou privado nem participar na apresentação, discussão ou votação em assuntos e que tenha interesse e intervenção, por si ou seu representante ou gestor de negócios de outra pessoa ou que tenha interesse ou intervenção em idênticas qualidades o seu conjugue parente ou afins em linha recta ou até 2º graude linha colateral, bem como qualquer pessoa com quem conviva com economia comum.

E ainda devem cumprir o que diz o quadro de competências e regime jurídico do funcionamento dos órgãos dos municípios.

Art.87)
Os titulares dos órgãos e os agentes das autarquias locais respondem civilmente perante terceiros pela prática de actos ilícitos que ofendam direitos destes ou disposições legais destinadas a proteger os interesses deles, se tiverem excedido o limite das suas funções ou no desempenho destas ou por causa delas tiverem procedido dolosamente

Se não se cumprirem estes deveres cabe á tutela fiscalizar, e quem pode fiscalizar?
-Tribunal de Contas
-Tribunal administrativo
-Inspecção Geral Finanças
-IGAT
-Comissões de coordenação regionais
-Serviços de controlo sectoriais

E nós cidadãos também podemos fiscalizar, para além de todos os representantes que estão na oposição. Depois há ainda os meios de comunicação social ,alguns ávidos por notícias de falta de cumprimentos dos políticos.

Voltaremos a este assunto...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é afinal há muito aonde recorrer quando os políticos não cumprem, a comunicação social desde que se apresentem algumas provas está disposta a isso, aliás começaram a chegar algumas conclusões que este governo não dura sempre daí que...
Depois de analizar este post, aliás muito interessante, também se conclui que há muito imcumprimento dos nossos autarcas. E acrescento que se pode recorrer a outros organismos estatais e não estatais para fazer queixas por Ex. Provedor da Justiça, Grupos Parlamentares e todas as instituições ligadas ao ambiente.
Já pensaram os perseguidos desta terra fazer queixa ao Provedor da Justiça? E aqueles que têm provas de imcumprimentos dos autarcas fazer queixas aos jornais? E os que se sentem defraudados pagando os seus impostos aqui terem que recorrer a serviços em outros concelhos como a natação mandarem esta queixa para os grupos parlamentares?
Quanto ao ambiente há tanto a dizer, que tal mandar vir a SIC para umas reportagens ?
E aqueles que sabem tanto e estão calados que tal dizerem mais algumas coisas...Os direitos de cidadania ainda ninguém nos pode retirar.
O art.4 b)III diz:não patrocinar interesses particulares,próprios ou de terceiros.
Haja alguém que diga ou pense que isto não se passa em Celorico.
Parece-me que neste Blog não há erros , assim os Srs doutores não vão deturpar o que está escrito,pois não?

Anónimo disse...

JORNALISTA. Sr. presidente Zézé... o que acha da introdução de portagens na A.25?

Zézé. Hum... heuuu... o tinto era bom! o branco não era mau mas o verde era divinal!

JORNALISTA. Com certeza Sr. presidente... mas e as portagens?

Zéze. É pá... sei la? regadinho com uma cervejinha era capaz de ser bom...

JORNALISTA. sim, sim seria uma óptima ideia... e as portagens Sr. presidente?

Zézé. "Pensando" (pora eu sei la...)Hum ... e se falassem com o meu braço esquerdo o trony Dr... talvez ele... e como anda mais a par dessas coisas de camiões e tal... vá la ter com ele que deve estar no tasco a mamar tinto a martelo.

JORNALISTA. OK Sr. presidente eu falo com o trony... "pensando com ele" (então mas o presidente não sabe nada disto? ai que grande argolada... vamos la ver o pancudo a ver o que acha?)

JORNALISTA. Boa tarde Dr. trony... da-me licença que lhe coloque uma questão???

TRONY. Com certeza caro amigo... diga lá..." pensando com ele" (se me perguntas do caso de peculato parto te já o focinho!)

JORNALISTA. O que acha da introdução de portagens na A.25?

TRONY. Heaim??? das portagens??? Hora eu pensei que me vinha perguntar se gostei do tinto e do cabrito a lagar??? Eu sei lá...

JORNALISTA. Então mas não acha que é abusivo por parte do governo???

TRONY. Das portagens??? É PÁ ISSO E MAIS UMA UMA TENTATIVA DE DENEGRIR A NOSSA IMAGEM E EU NÃO TENHO MAIS COMENTÁRIOS A FAZER!!!

JORNALISTA. Boa e eu a pensar que levava aqui mais um opinião negativa... olha valha me ao menos um queijo da serra e um licor para não falar do outro vereador...

DURA A VIDA DE JORNALISTA PROVINCIANO HÉHÉ!!!

Anónimo disse...

è muito interessante o post, mas com todo o respeito não acha que é em Celorico que faz menos sentido?
Sei que nem toda a gente se vende por um emprego, negócio, envelope ou um copo de vinho. Conheço em Celorico pessoas com personalidade e inteligencia capaz de actuar segundo o que escreve, para essas concerteza será um post educativo.
E para a grande maioria é?
Se fosse eu a responder e perante o actual panorama politico e governativo de Celorico, diria que nunca fez tanto sentido.
Continuação do bom trabalho...
Cumprimentos
C.