quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A propósito da feira do queijo

No ano passado na feira do queijo o ministro da agricultura Jaime Silva, foi recebido com pompa e circunstância pelos nossos representantes camarários e disse que ainda em 2009 deveriam avançar as obras de remodelação do mercado municipal de Celorico da Beira, este compromisso foi assumido no dia 20 de Fevereiro de 2009. Mas que obras? Pois não vemos nenhumas, bem pelo contrário continuamos com esta falta de condições.
Dizia o ministro que as obras ficariam concluídas num ano. Como todos sabemos as instalações são as mesmas, esteve por lá um outdoor na altura das eleições a anunciar a obra, mas de intenções…
Disse o ministro, "Quero voltar daqui a um ano para ver as novas instalações". Se calhar foi por isto que foi mandado embora!!! Também só perdeu mais uma bagageira do carro cheia de Queijo da Serra… à pato.

Andamos permanentemente a ser enganados pelos nossos autarcas e neste caso com a conivência do governo.
Na altura o presidente da câmara disse "Celorico tem apenas este espaço, que se encontra degradado, para apoiar os nossos produtores e agricultores".

Só que as preocupações dos nossos autarcas são tantas que em primeiro lugar são as festas e a propaganda e depois a obra, que não se faz. Isto é, em primeiro lugar estamos nós, os governantes e temos que nos eleger, depois as obras para os agricultores e produtores.
Mas preocupação com a agricultura e agricultores neste Concelho é muito reduzida, pouca ou nenhuma, nas grandes opções do plano para 2010 na rubrica da Agricultura, pecuária, sivicultura, caça e pesca, somente está previsto um investimento.

Qual é? Pista de pesca da Ratoeira…
Será que graças à pista de pesca da Ratoeira, a agricultura e a produção do Queijo da Serra vão sobreviver? É este o apoio aos agricultores do Concelho.

Já estamos a ver de Solar do Queijo, vamos passar a ter... Solar do peixe…peixeiras já temos.

26 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito, mas mesmo muito contente com as novas instalações do mercado municipal prometidas no ano passado pelo Sr. Ministro e pelo Sr. Presidente de camara. Como já estão concluidas não vamos precisar de tendas para dar algum conforto ás pessoas.
É fantástico como no espaço de um ano conseguiram fazer as obras, dizia o ministro que queria voltar a Celorico para ver as novas instalações, depois de se concretizarem estas obras o ministro ficou de tal maneira eufórico que decidiu despedir-se e dizer "Vou embora com obra feita o mercado municipal de Celorico Beira."
As tendas que andam a colocar já não se justificavam, pois temos um novo espaço com todo o conforto desde chãos em madeira aos ares condicionados e até paredes de papel, as casas de banho então, são de marmore com louças de porcelana.
Só compreendemos as tendas para darem Jornais como no ano passado, que referiam o processo do Júlio Santos. Este ano os jornais têm outras notícias como o processo em que está aguido outro vereador o jornal onde foi tranmitida a entrevista do ministro a publicitar esta obra, e o presidente a dizer que era, pois já não é, um espaço degradado.
Diz-se em Lisboa que o antigo ministro da agricultura o tal que queria ver esta nova obra em Celorico quer voltar . E quer voltar para inaugurar a pista de pesca da Ratoeira.
Que país de faz de conta...

C.C.

Anónimo disse...

Os politicos de Celorico perdem influencia, pois no ano passado veio um ministro este ano vem um secretário de estado, é muito mau pronuncio. Será que foi por se saber em Lisboa que aqui se promete muito mas não se cumpre?
Ou foi por se saber agora que mais que gastar em festas deve-se gastar no desenvolvimento deve-se gastar no bem das populações como por exemplo um novo espaço de mercado municipal?
Ou então, sabem que está cá um vereador substituto, e como não se cumprem as quotas das mulheres no executivo os ministros não vêm.
Ou mais, já se soube em Lisboa que aqui á acusados pelo M.P. de crimes de peculato, e não se querem os ministros comprometer.
Que grande feira é Celorico,não é?

Anónimo disse...

Prognósticos,
O P.S. tem os dias contados, já caiu de gasto. Logo os lugarzitos estão á espera dos do PSD, assim neste momento quem se virar para o lado laranja tem mais prespectivas de ocupar lugares de nomeação.
Os do P.S. ou vão para casa ou então vão procurar ocupar posições que lhes garantam a sobrevivencia, e os que não são do P.S. mas se têm aproveitado do P.S., casos que há em Celorico, estão já a programar a sua deslocação para os lados do PSD, pois como são aproveitadores o que interessa é manter o poder e assim até podem dizer que são do PSD desde pequeninos.
Poderiamos falar em nomes,mas percebe-se bem do que se está a falar e de quem.
Temos uma ceteza, nesta autarquia não há lugar para todos os que estão e os que vierem. E 3 anos passam a correr.Não é Sr. vereador substituto?

Anónimo disse...

Acta n.º 3/2010 de 20/01/2010 da reunião de Câmara:
“O Senhor Vereador Victor Santos disse que lamenta a forma displicente como o Senhor Vereador António Silva trata os Vereadores, ficando mesmo estupefacto com tanta estupidez natural.”

Os meus parabéns, Dr. Victor Santos. Ainda existem homens com categoria e coragem em Celorico!
Estúpido e não só....

Anónimo disse...

Eu tenho uma dúvida que se alguém puder esclarecer ficava agradecido.
Depois do cartaz na altura das eleições a anunciar as obras para o mercado municipal, as mesmas estão orçamentadas para o corrente ano?
Ou vão estar em ano de eleições com mais um cartaz? é que tanto cartaz deve dar mais jeito em ano de eleições já sabemos, mas depois da providência cautelar ainda não foi colocado novamente, mas o da pista da ratoeira está

Anónimo disse...

Infelizmente não estou em Celorico mas vou sabendo as novas pelo blog ou pela minha familia toda a vida estive ligado á agricultura e ao queijo antigamente vendiamos um queijo ao preço que hoje se vendem dois, quando desaparecerem pessoas da idade dos meus pais quem vai fazer queijo, não á apoios para os jovens se agarrarem á agricultura em 2007 quando vim embora a camara continuava a comprar queijo a um sr do minhocal e ao sr. limpinho de prados que nem ao meu pior inimigo eu dava um queijo desse sr, á pouco tempo soube que já era outra vez do ps não se envergonhar de os correr a todos mas quem o vai buscar é pior que ele.
cumprimentos da suiça
joão

Anónimo disse...

Estes nossos autarcas poderiam convidar os jornalistas do SOL para publicitarem a feira do queijo. O melhor jornal do país o mais frontal o que tem melhor investigação, o jornal que não tem mêdo do poder instituido.
Certamente que em Celorico esses jornalistas gostariam também de saber se há algum acusado pelo ministério publico na gestão camarária.
Gostariam de saber como é o PDM em Celorico, nomeadamente se um complexo turistico tem haver alguma coisa com bombas de gasolina.
Gostariam de saber porque se faz uma zona industrial fora da que está em pdm.
Gostariam de saber qual a promiscuidade que há entre negócios de executivos autarquicos e familiares.
Gostariam de saber que ligações, entre os executivos e os familiares que trabalham na camara.
Gostariam de saber quanto é que realmente foi gasto na campanha do P.S. em Celorico e como foi paga.
Gostariam de saber como é que uma casa sem licença de habitabilidade é transformada em sede de partido e ainda mantem as lonas.
Gostariam de saber como é que se fazem telefonemas e SMS da camara para os cidadãos em periodo de campanha eleitoral
Gostariam de saber como é que se dá a volta á lei da paridade, era para estarem uma vereadora e estão 3 vereadores homens.
Gostariam de saber das perseguições feitas a pessoas que não votaram neles e só se calam por receios de serem postas na rua
Gostariam de saber...
Gostariam de saber como é que uma professora está permanentemente nas reuniões de camara, trabalha?
Devem-se convencer meus senhores que ainda é possível dar a conhecer estas e tantas outras coisas aos jornais , cuidem-se e não se metam com as pessoas pois o poder está na informação e desde campanhas autarquicas á gestão da autarquia sabe-se muita coisa e sobre arregimentar muito mais.
E contamos e vamos continuar a contar com mais questões do vereador de proximidade, e esperamos que continue a dar-nos toda a informação do que se passa na camara.
Há mais Felícias Cabrita e muito mais a partir de agora, que está a terminar um ciclo.

Anónimo disse...

Quero dizer ao Vitor Santos que quem faz esta observação só pode ser um homem sem receios, depois do que se já ouve falar não duvido que não queiram nenhum vereador substituto.
Sei que pode ser um bom presidente de concelhia.

Anónimo disse...

Eu também estou fora, não estou cá mas acompanho a vida de Celorico.
Noutros tempos é que eram verdadeiras feiras do queijo vinha gente de todo o lado, havia muitos ranchos folcloricos, vinham muitos ministros e gastavasse pouco dinheiro.

Anónimo disse...

Eu pensava que uma feira do queijo como qualquer feira tinha que ter muita gente, vendedores, compradores, curiosos, barracas de feirantes, pessoas a circular e a comprar. Normalmente as feiras dão algumas alegrias aos comerciantes da localidade até porque trazem gente onde quer que se façam.
Dias de feiras são dias de festas e o mais importante são as pessoas, são elas que fazem as feiras, pois sem pessoas sempre ouvi dizer que as feiras não valem nada.
Nas feiras de queijo deve haver outra coisa que é importante produtores de queijo e com o respectivo produto.
Não foi nada disto que se passou e passa em Celorico, havia gente que eram os funcionários da autarquia e que mais? Onde estão os produtores e comparadores?E o queijo? Que beneficios para os comerciantes da vila? Que dias de festa?
Festas só se for para alguns que todos sabem quem são.
Valia mais uma feira quinzenal há 10 anos que esta feira anual hoje.
E eu pergunto será que é por causa das instalações referidas pelo presidente no POST que originou este comentário.

C.C.

Anónimo disse...

Também não estou em Celorico, e peço-vos que divulguem mais este BLOG, pois ainda ontem me encontrei com um conterraneo e falei-lhe disto.Hoje ligou-me a dizer que estava muito bem, e disse que em Celorico afinal não há só gente com talas nos olhos.

Anónimo disse...

Pelo que vi, o Presidente parecia o Vereador ou o vereador era Presidente?

Anónimo disse...

Parece que no dia de inauguração da feira do queijo, os impostores do PS (ex-CDS) andaram a distribuir um jornal que ilustrava um trapaceiro em plena assembleia da república a ler uma revista de automóveis!!!!
Numa outra página, um artigo dizia que um pachazito importado de Nespereira e casado com uma víbora era acusado pelo Ministério Público de ter cometido crimes!!
Numa outra página, podia ler-se:
O vereador de Viseu é um pelintra que não paga a quem deve!!! Que novidade....
Noutra dizia que o pinóquio continua a mentir com os dentes todos!!! Será verdade???
POBRE CELORICO, A QUEM ESTÁS ENTREGUE!
RUA COM ESTA CANALHA DE MAMÕES!

Anónimo disse...

Depois de se saber como é que os politicos vivem e sobrevivem neste país, dpois de vermos toda a promiscuidade entre politicos e empresas publicas e privadas, depois de vermos politicos que ganham 1000 e fazem gastos de 5000.
Era bom que em Celorico os Politicos declarassem os seus rendimentos anuais, e depois poderiamos ver quanto ganham em ajudas de custos e poderiamos ver se se enquadram naqueles que ganham 1000 e gastam 5000. O povo portugues está farto disto tudo espero que o PSD tenha esta coragem de maior intervenção nos negócios autarquicos. Exige-se maior transparencia e quem não deve não teme.

Anónimo disse...

Não é que o raio do blogue ta mais concorrido que o da concorrencia, pudera aqui tudo se publica, ou quase tudo. Este blogue faz-me lembrar o sol.....

Anónimo disse...

Está um bom comentário, no Blog Cafe Mondego no post "Là"
Vejam e digiram...

Anónimo disse...

E que tal juntar todas as fotografias dos cartazes eleitorais tiradas em Celorico e mandar fazer um estudo de quanto se gastou sá em lonas? Contando com as da casa revestida.
E depois mostrar o filme com os cartazes que se colocaram com as promessas em plena campanha eleitoral e que foram mandados retirar pelo tribunal.
E que tal mostrar as fotografias de quem retirou os cartazes mandados retirar pelo tribunal eram funcionários camarários ou funcionários do P.S..
E que tal aranjar-se um jornal no futuro que queira estas fotos e os filmes?
Tudo com as devidas indicações de quem é quem!

Anónimo disse...

Ena se têm isso tudo, eu no lugar deles ficaria preocupado...
O PSD tem também algumas coisitas interessantes e que tal juntar tudo?

Anónimo disse...

A proposito da feira do queijo, dizer que a mesma foi um sucesso, talvez a melhor de todos os tempos. E estas hem...

Unknown disse...

Sr anonimo das 18.51
O seu comentário é que é o melhor de todos os tempos!!! e fará concerteza um ridiculo sucesso.
Não devemos viver na mesma terra!!! ou o sr. não sabe o que é uma feira

Anónimo disse...

Como não temos sambodromo fabricámos um celoricodromo, foi pena não vermos as figuras principais. Ou as figuras principais andam todo o ano mascaradas?

Anónimo disse...

Sou apolitico, mas tenho sempre votado conforme o que acho que é melhor entre PS e PSD, nas autarquias também já variei, e por acaso agora até votei no Eng. Monteiro.
Depois de ir vendo este Blog, também fico satisfeito de saber que há mais pessoas dpara além de quem governa, e cada vez que vou vendo e lendo fico mais na dúvida se votei bem.

Anónimo disse...

É mesmo verdade que se está a preparar tudo, caso o P.S. saia do governo, para que em Celorico surja outra figura que tome um lugar de destaque?
Comenta-se...Inclusivamente aqui na Guarda.

Anónimo disse...

Depois dos negócios do sucateiro com as gentes do P.S. hoje soube-se que este sucateiro o tal de Godinho passou cheques ao Santana Lopes ao irmão de Santana Lopes ao Paulo Portas e ao Narana também do C.D.S. vejam as noticias dos jornais. Ou isto é mentira e é uma manobra dos xuxalistas ou então digo bem alto LIVREM-NOS DE TODOS OS POLITICOS DESTA TERRA E QUE SURJAM OUTROS , E AINDA BEM QUE EM CELORICO EXISTE UM MOVIMENTO INDEPENDENTE ATENTO E DÍSPONIVEL PARA DENUNCIAR TAMBÉM ESTES XUXALISTAS.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 18h51, deve ter sido uma boa feira, mas para os mamões que tive a oportunidade de ver...
Até senhas para encher a mula nos restaurantes...
E papança de queijo à borla...
GRANDE FEIRA!
GRANDES MAMÕES!!
MAGNIFICA ESCUMALHA!!

Anónimo disse...

Eu tenho uma opinião, realmente foi a melhor feira de todos os tempos se começar este ano, pois comparar-mos esta feira com as feiras quinzenais de há uns anos atráz é comparar o metro com o Kilometro.