quarta-feira, 24 de março de 2010

Plano de Prevenção da Corrupção

Depois de sabermos que a autarquia de Celorico da Beira já aprovou o Plano de Prevenção da Corrupção, seria de todo interesse que fosse publicado ou colocado no site da Câmara Municipal.
O plano nacional identifica para as autarquias cinco áreas onde existem riscos;

-Contratação publica;
-Concessão benefícios públicos;
-Urbanismo e edificações;
-Recursos humanos;
-Gestão financeira .

Muitas instituições, incluindo Autarquias, já publicaram o seu plano de prevenção à corrupção de maneira a que os cidadãos tenham acesso, então e a câmara de Celorico não deveria também publicar?
Deveríamos saber se no plano há medidas recomendadas e defendidas pelo Concelho da Prevenção da Corrupção e pela Associação Nacional de Municípios, que defendem uma maior rotatividade de pessoas nos lugares de fiscalização.
Em Celorico os fiscais já o são há quantos anos?
Defendem também no sector de recursos humanos, uma maior rotatividade dos elementos que compõem os júris de concurso para evitar que relações pessoais determinem os resultados dos concursos.
Depois de se ver quem tem entrado nos lugares a concurso na Autarquia, pergunta-se se o Plano de Prevenção da Corrupção deste município, segue realmente os concelhos de outras entidades, como o próprio Concelho de Prevenção da Corrupção e a Associação Nacional de Municípios.

Vamos esperar para o conhecer.

9 comentários:

Anónimo disse...

Se o fizeram, o tal plano, não passa de papel, mas todos os cidadãos sabem que podem fazer queixas se se sentirem lesados, basta ir ao Site do IGAL e preencher um questionário que até pode ser anónimo.

Anónimo disse...

IN, NOTÍCIAS DA COVILHÃ, DE 24 DE MARÇO DE 2010.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CELORICO DA BEIRA TEM UMA ACÇÃO A DECORRER NO TRIBUNAL POR DIVIDAS Á RESISTRELA NO VALOR DE CERCA DE UM MILHÃO DE EUROS.

A RESISTRELA É O SISTEMA MULTI MUNICIPAL DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
ENTÃO E OS GESTORES? QUANDO SE GASTA EM TUDO O QUE É SUPERFULO SÓ PARA MANTER O PODER ACONTECEM DESTAS COISAS.
PIORES DIAS VIRÃO E DEPOIS...
AINDA HAVEMOS DE VER QUEM TEM E TINHA RAZÃO.
O Majusp sempre atento

Anónimo disse...

Então? Mas certamente não será um problema para o gestor das couves ratadas? Parece que a Câmara este ano que findou, teve lucros substanciais!!! Esta...deixa-me adivinhar? Hum... Também foi contraída pelo Dr.Júlio!!! O que tem as costas largas! Só não entendi ainda o Porquê dos empréstimos a banca! Talvez seja para fazer mais uma travessia sobre o rio Mondego?
Atrás de dias... dias viram!!!
Eu até nem me queria alargar muito... Mas veja-se esta técnica de gestão... A autarquia contrai uma dividida qualquer... resolve não pagar porque o credor... consta-se... não votou no PS! As dividas comerciais, se não estou em erro... tem como juro um acréscimo de 10% ano! Junta-se lhe uma avença a um advogado super hiper inflacionado! Vais se lá saber o porquê? Despesas de tribunal! O que no inicio era um determinado valor... quando for na altura de passar o cheque ao credor...terá uma agravante considerável e completamente inoportuna atendendo a situação da autarquia. E completamente irresponsável do ponto de vista quer humano quer pessoal pela falta de respeito por pessoas que têm a sua vida e trabalhão para governar as famílias! E o ódio criado, só por este não os apoiar politicamente!!! Grande técnica de gestão empresarial deste artolas vindo provavelmente, ou deixado por algum circo com atestado de incompetência registado no cartório notarial!!!

Anónimo disse...

O mais grave no meio disto tudo , é a conivência do Partido Socialista com este gestor de meia tigela.
Sim é que o lugar de vereador nem dele é. O lugar pertence a outra pessoa, e era essa Sra que deveria lá estar.
Então não vêm que quem menos é considerado pela população e funcionários é quem mais manda.
E se por acaso e mera hipótese ele concorresse á Câmara com o Dr. José Albano, que não está por cá, quem é que ganhava?
Até o 2º vereador lhe ganhava, por isso está tudo dito.

Anónimo disse...

Que gente amorfa a de Celorico então o PSD é o caso mais grave deste amorfismo. Com tanta matéria para critica e intervenção não conseguem nem por uma vez dizer que existem.
Incomoda este conformismo das pessoas ,que raio está tudo bem?
Existem pessoas em Celorico que só não falam nem refilam porque ou têm um filho ou um genro ou uma nora ou um tio ou um sobrinho , a trabalhar na câmara, mas esquecem quanto estão a comprometer o futuro desta terra.

Anónimo disse...

Sou do PS e concordo perfeitamente em se chamar "gestor de meia tigela", pois eu nunca concordei nem concordo que esteja metido na autarquia e agora que mais se sabe sobre outras pretensões políticas suas .
Afinal quem é que são os amigos quem são?

Anónimo disse...

Baile de Gala,

É assim no baile de gala estiveram presentes o Sr. Presidente e o Sr. vereador substituto e muito participativos, isto dito no site da câmara
Pois é, quem melhor dança em Celorico quem é?
Então e o Sr. vereador efectivo onde andava? Pelos vistos quem melhor dança não é ele e com estes treinos todos alguém vai ficar de fora em próximos bailes.
Vão treinando, vão treinando...

Anónimo disse...

O site da Câmara só nos traz surpresas.

Depois das fotografias do Baile de Gala onde vimos quem esteve presente, o mesmo site (não é ridículo publicarem estas coisas?)mostra as fotografias do jantar das mulheres e é curioso que a maioria das senhoras sejam trabalhadoras da creche , depois é ainda mais curioso que outras mulheres nem apareçam, foi porque não quiseram ou porque não foram convidadas?
Se calhar foi porque não quiseram...
Já no baile de gala não marcaram presença.
E os comentários,pois pois...

Anónimo disse...

O site da câmara é fantástico divulga as festas e não divulga o que interessa , onde está o tal Plano de Prevenção da Corrupção.