domingo, 24 de janeiro de 2010

Um Celoricense

Estive em Celorico, sou Celoricence e gosto muito desta terra até porque tenho uma ligação de muito perto com os locais e com as pessoas.
Estive com um amigo de entre outros que me aconselhou a ver este Blog depois de um comentário que fiz a propósito do que vejo e do que vi na minha terra.
Faz-me aflição ver que está tudo tão morto, vi pessoas tristes, deprimidas, sem prespectivas de melhorar alguma coisa. Os comércios completamente parados sem qualquer movimento nos locais públicos, os cafés que aos fins de semana estavam sempre com pessoas agora parecem tascas de aldeia.
Quem governa Celorico está por cá? Conhece esses locais que foram tantas vezes pisados por mim e por outros amigos verdadeiros Celoricences? Conheceram as figuras típicas desta terra ? Alguma vez ouviram falar do Dr. Lucas do Prof Merujo do Prof Vaz do Manel Paixão do Zézinho dos Contos, da Seição? Estas pessoas sabem o que é o café do Vitor o Pucarinho ? Sabem que Celorico teve tabernas em que passámos alguns de nós bons tempos a beber uns traçadinhos, o Jeira, a Elisinha o Arrebenta Castelos entre outras...
Por acaso estes governantes de Celorico sabem o que foi o parque velho? Para alguns amigos, recordam-se das futeboladas?
Sabem que Celorico teve umas bandas? Ouviram falar nos Rouxinois do Mondego? Certamente que não!
E nos ranchos infantis? Muitos que agora têm entre os 30 e 55 anos por lá passaram.
O que é feito das equipas de futebol junior, e dos carolas que se dedicavam a que houvesse desporto em Celorico? O Sr. Zeferino, o Sr Alexandre Trepa, o Paulino e tantos outros que a troco de nada ajudaram muitos jovens a ter actividade desportiva.
Pois é Celorico deve precisar de pessoas que não estejam cá por oportunismo, o que fazem as pessoas que governam Celorico o que sabem daquilo que é o mais importante para que uma terra possa ser feliz? Quem não conhece a história quem não conhece as dificuldades por que passaram as pessoas nunca poderá ser um bom governante.
E já agora para quando um Presidente de Camara que seja um verdadeiro Celoricence?..
Sei que o nósporcelorico tem á sua volta muita gente boa, gente que sabe bem o que quer e a esse meu amigo um grande abraço pois sei das suas preocupações sem interesses sem oportunismos .

A todos os Celoricences pensem bem, a história de Celorico não é de agora está nos nossos avós e nos nossos pais.

Depois de ver o que se passa só posso ter saudades...

6 comentários:

Nós disse...

Para um Sr. Anónimo
É mesmo uma pena que os comentários sejam moderados, ficaria supreendido com o que o povo sabe, sobre variadíssimos assuntos: negócios, construções, projectos, empregos, politica, futebol, mulheres etc etc...
Todavia, parece-me um pouco confuso, está a olhar para a embalagem sem ver o conteúdo.

Informe-se: "Matryoshka"

Anónimo disse...

As pessoa de Celorico e do concelho deveriam ler isto, pois tem que ser gente que não está cá para ver o que não é visto pela maioria.
Deveriam retratar-se e envergonhar-se, deixarem-se levar desta maneira, sem dúvida que a história da nossa terra se tem feito com todos aqueles que gastaram tempo energias, preocupações, e a esse devemos justificações só é pena alguns já não estarem entre nós.
Cada aldeia de Celorico tem uma alma única que é conhecida por quem lá vive, mas os oportunistas estão em todas.
Metam a mão na consciencia e digam-me estamos a ser bem governados?
Respondam a este comentário com moderação e dem opiniões.
Por Celorico pelos Celoricences

Anónimo disse...

Bem ainda a propósito dos 10 acusados, houve alguém que é executivo na camara que não foi nada solidário com um dos acusados, será porque é já presidente de algumas instituições e quer ser mais do que isso????
Pois é os comentários feitos também se sabem...
Ponham-se á tabela pois já sabem com o que contam...

Anónimo disse...

O Sr que escreveu o 1º comentário não deve saber que algumas das pessoas que mencionou... se venderam e apoiaram os que agora se governarão as custas da desgovernação que se instalou em Celorico!!!

L.M. disse...

A rádio anunciou e o escriba confirmou. Roubaram a Câmara de Celorico. Terão levado as dívidas? Créditos por certo não que os não tem ou se tem ninguém os conhece. Já terão ido a Lisboa o Ze Ze e o Albano pedir ao Sócrates para que decalare a calamidade pública no Concelho? Agora é que o Vereador António Silva vai ser gozado! Lá se foi o lucro que a Câmara deu o ano passado.

L.M. disse...

Eu não sou Celoricense mas acho que vós de Celorico sois de gritos. Gente que se vende por um queijo, e que assassina por um reles copo de vinho. até da estrada cheira a traição.
Os que Vão de fora governam-se. Os que por lá andam assistem e quando não lhes calha nada rosnam.
E tendes um presidente que se chama ZE ZE. Inda se fosse camarinha