quarta-feira, 28 de abril de 2010

As contas e dívidas fresquinhas do Albergue Municipal

Foi publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2008. Desse documento que reproduz cabalmente a situação financeira de todos os Municípios Portugueses, retira-se facilmente o seguinte quanto ao Albergue Municipal cá da terra:

1 – Municípios com menor receita cobrada: Celorico da Beira – 9º lugar (em 2007 – 16º lugar);

2 - Municípios com maior passivo exigível (dívidas totais): 5º lugar em 2008, totalizando 20.179.837 euros(!!!), correspondendo a um montante de dívida por habitante de 2.354,16 euros. Em 2007, o Município de Celorico da Beira ocupava o 10º lugar, com um montante de dívida por habitante de 2.169 euros, correspondendo a um total de dívidas de 18.920.187 euros!!!!!!

Em 2008, Celorico da Beira entra mesmo no ranking dos municípios com menor liquidez.

3 - Municípios de Pequena Dimensão com um valor de dívidas a fornecedores superior a 50% das receitas totais: 4º lugar, condizendo com um total em dívida só a fornecedores de 10 282 738 euros!!!

4 - Municípios com pior índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior: 9º lugar, verificando-se que o nível de endividamento é superior em 262% (!!!) comparativamente às receitas do ano anterior. Estando o Município legalmente obrigado a reduzir o endividamento bancário (artigo 37º da Lei das Finanças Locais), o que se verifica é que em 2008 os empréstimos bancários cresceram quase 1.000.000 euros (mais 10%).

Depois desta evolução magnífica na óptica do vendedor de sonhos de Viseu, que para nós é apenas a confirmação mais que verídica que a Câmara caminha a passos largos para a falência e que é gerida por manifestos incompetentes, temos de colocar a questão: Onde estão os lucros que apregoa, Sr. Vereador importado de Viseu?

Voltando um pouco atrás, recordamos aqui os números históricos, que o nosso vereador nos está a deixar ano após ano e que têm sido aprovados em Assembleia Municipal pelos camaleões, lambe botas, tachistas e afins lá existentes:
Passivo exigível (dívidas totais):

2008: 20.179.838 euros
2007: 18.920.187 euros
2006: 18.961.588 euros
2004: 16.703.455 euros
2001: 8.005.706 euros

Palavras para quê. Eles não falam, FAZEM!

Celorico Quer! Celorico Tem!

25 comentários:

Anónimo disse...

Faltou dizer que nesse Anuário vem também referida a dívida total da EMCEL: 1.700.000 euros!!!!!
Essa câmara é um espelho da situação financeira drástica do país!! E temos um trocas-te no governo e um pinóquio na Câmara.
Mas vejam o diário da república de 27/04/2010, mais 7 lugares para o quadro da Câmara!
VIVA O GESTOR DE EXCELÊNCIA!!!
VIVA O CONTABILISTA DE VISEU!!!
VIVA O CABEÇA GORDA!
VIVA CELORICO!!

Anónimo disse...

Que eu saiba nao devo nada a ninguém.

Anónimo disse...

Mas o que importa a camara estar na falência.....
importante é ter muitos funcionários na rotundas, lavar uns muros e compor outros, algumas promessas cumpridas.
arranjar mais uns taxos para....mais promessas de eleições.
continuar sem pagar a quem se deve...alguns é bem mercido.
e fazer muitas festas e papanças para os tontinhos comerem e beberem á custa da dívida.

Desenvolvimento???
Em vez de empresas para trabalho, vamos mas é todos comprar os Kartcross e bora lá.....

Anónimo disse...

são que normal as dívidas e esta triste situação da autarquia, tantas situações que são do conhecimento de muitas pessoas e vamos fazer-nos de cegos??

olhe gostava que se informa-se da situação que está a aconetecer na cantina escolar de vale de azares e não posso dizer mais, mas dava um bom post

Agremiação cor de rosa disse...

Deixa-me adivinhar????
DE QUEM É A CULPA???... JÚLIO SANTOS!!!
QUEM TENS AS COSTAS LARGAS??? JÚLIO SANTOS!!!




QUANTO AO OUTRO SE JÁ PAGOU AS RENDAS QUE DEIXOU EM ATRASO DAQUELA EMPRESA MUITO BEM GERIDA... ENTÃO PODERÁ DIZER QUE NÃO DEVE NADA A NINGUÉM...
INDO EU INDO EU A CAMINHO DE VISEU!!! JÁ FALI CELORICO INTEIRO... AI JESUS QUE LÁ VOU EU!!!

Anónimo disse...

Continuem " maos limpas " , o pinoquio ve-la se ainda te da um choque e depois se diz que foi...
A muita gente a torcer a orelha ,cairam que nem os patinhos ,agora aguentem .
Celorico e uma aldeia , mas para estes mamôes e uma maravilha.
Voltem a votar nestes tachistas, que nada fizeram por celorico.

Anónimo disse...

Em mais de 300 múnicipios, Celorico estar em 9º com menos receita cobrada,
5º com maior passivo, 4º em dívidas a fornecedores quer dizer que é dos piores múnicipios em termos economicos e financeiros a nível nacional. Reparem que em trezentos Celorico lidera o ranking dos piores, e isso não é nada que nos orgulhe como Celoricences.
Mas, o pior é o refelexo que isto tem e vai ter no futuro para nós que vivemos nste concelho. É que no futuro quem fornecer a Camara pode ficar á espera anos para que lhe sejam pagos os serviços ou os bens. Quando for necessario serviços e infraestruturas como piscinas que não temos não vai haver possibilidades pois não há dinheiro. Esta camara no futuro não vai poder dar aos seus cidadãos que cá residem o que outras podem dar, e por isso vamos continuar a ver os nossos jovens a sair de cá. Qualquer dia Celorico vive apenas com os funcionários da Camara que cada vez são mais a agravar as despesas.Que necessidade de tantas funcionárias na creche?
E o pior é que todos sabemos que tudo isto se vai agravando e os responsáveis qualquer dia vão-se embora e quem cá ficar que se "LIXE" que é mesmo o termo, e a responsabilidade não foi de quem acompanhou o MAJUSP que teve oportunidade de alertar para todos estes problemas criados nestes ultimos anos.
Para quem cá paga impostos é desconfortante vermos como se gasta o dinheiro público.


De um Ex Socialista.

Anónimo disse...

Para quem diz que não deve nada a ninguem está muito enganado...
Devem mas quem provocou a dívida ?
Foram eles, eles os que nos governam...

Anónimo disse...

Para o Ex Socialista é também de voçês , e pelo que vejo sabe do que escreve, que o PSD em Celorico precisa.

Anónimo disse...

E andam por aí todos sorridentes os nossos autarcas, se gerirem as suas casas como a autarquia cetamente que não andavam tao contentes.
E PSD onde andam os seus dirigentes tem que ser sempre o MAJUSP a fazer alertas tão importantes? AFINAL UM PARTIDO COM AS RESPONSABILIDADES DO psd NÃO FAZ NADA?

Anónimo disse...

Segundo o INE em Portugal 45% dos jovens entram no mercado de trabalho através de cunhas, em Celorico e na Camara entram 100% e eu pergunto e a competencia interessa?
Por isso temos este país temos esta camara.

De Um Ex Socialista

Anónimo disse...

No dia 23 de Abril num comentário neste Blog perguntava que empresa era essa que quer a hidrica em Prados, já temos a resposta num outro Blog.
E de quem é ? Quem tem interesses?
Mais uma vez Dr. J.A. veja também e tire conclusões.
Quem se posiciona para ficar á frente em novas eleições?

Anónimo disse...

Eu nao devo nada!

Anónimo disse...

Continuo a achar que o melhor para o PSD é reunirem e eleger alguém que tenha carisma suficiente para aglutinar todos, e esse não é nenhum dos concorrentes de agora.

Anónimo disse...

Eu tambem não.

Anónimo disse...

Os PSDs são tão fraquinhos que não conseguem alguem com visão estratégica de futuro. Há por aí boa gente e com capacidade procurem que encontram.

Anónimo disse...

Vamos manter o MAJUSP vivo pois o concelho precisa de gente de caracter de confronto sem ter duas caras. Isto pelo bem do concelho pelo bem de Celorico.
Juntem-se ao MAJUSP, os que nos alertam e nos defendem de algumas atrocidades contra este concelho.
Vamos voltar a concorrer com a ceteza de desequilibrar os resultados

Anónimo disse...

Mas afinal o que se passa no PSD?

Anónimo disse...

O PSD é em Celorico um partidos de sobras pois estão todos nas sobras uns de outros.
E agora sobrou para a Flor, isto é demais , se não fosse o MAJUSP os responsáveis ou irresponsaveis autarquicos lá iam correndo e rindo como diz o outro.
Há alguém mais inteligente á espera de todos as sobras e quem é?
Dou uma dica... já é autarca.

Anónimo disse...

Do dia 28 de Abril para o dia 2 de Maio passaram 6 dias.
Este Post foi colocado no dia 28 de Abril só no dia 2 de Maio é que o PSD colocou uma cópia deste no seu Blog.
Isto para dizer que quem continua a marcar a agenda politica em Celorico são as pessoas ligadas ao MAJUSP. São as gentes do MAJUSP as mais atentas e são as mais capazes por isso ficaram á frente do PSD e se for novamente a eleições , agora não é para ficar em segundo é para ficar em primeiro.
Vamos a isso...
O PSD tem muito boa gente que pode perfeitamente fazer parte do nosso projecto.

Anónimo disse...

As 300 pessoas que podiam ser 100 que estiveram nas comemorações do 25 Abril no H.Turismo na Guarda, faltaram os grandes socialistas de Celorico o Sr Presidente da Camara e o presidente dos bombeiros.
O resto é tudo família é só ver as fotografias.
Onde estava o presidente da Camara da Guarda? E os outros?

Anónimo disse...

É de ver mais uma vez o BLOG de João Tilly, e ver um deputado a meter os gravadores de jornalistas no bolso, e de que partido esse deputado?

Anónimo disse...

Um artigo muito pertinente sobres as podas das arvores em Celorico no Nova Guarda, tabém aqui verdadeira imcompetencia DESTA AUTARQUIA. Em vez de festas cervejeiras não seria melhor festas ligadas á cultura e natureza?

Anónimo disse...

Pois bem, para quem tanto critica o Dr. Silva é bom de lembrar que a feira do emprego foi ele o Kartcross foi ele e tudo o resto é com ele, para vereador a meio tempo mostra mais que outros a tempo inteiro, esses sim são os politicos que sem a Camara o que seriam?
Sendo assim que pense bem o que pretende se subalterno ou o protagonismo total e de vez. Há gente á espera.

Anónimo disse...

Mas o que é que a merda do cartkross tras de benefiçio ao conselho???
Que porcaria de feira de emprego era aquela que a unica oferta eram cursos subsidiados pelo estado que ainda por cima já estam todos premchidos para o pagamento de favores politicos???
Ainda tem a lata de vir para aqui a falar nesse coveiro das finanças do conselho?
tenham vergonha na cara...