segunda-feira, 26 de abril de 2010

Biografia de um Celoricense

Gomes Amaro foi um dos relatadores mais famosos das décadas de 70 e 80, natural de Celorico da Beira, aos 3 anos foi para o Brasil, que onde herdou aquele sotaque com que encantou a geração dessas décadas, que ao Domingo à tarde passavam a ouvir os seus relatos. Sempre acompanhou o F.C.Porto e a selecção portuguesa, relatou durante muitos anos em várias estações de Rádio como a Rádio Porto, Rádio Press e terminou a carreira na Rádio Festival, sempre para o Quadrante Norte, empresa responsável pelo programa.

Do Brasil Gomes Amaro trouxe alguns jingles. "Que ainda hoje estão na cabeça de muita gente, e o 'vai buscar' é um deles." Como o "não adianta chorar" quando era um golo, a bola de couro quando se referia ao esférico, o guarda--balas que era o guarda-redes ou o barbante que era a baliza.
Há expressões que nos ficam no ouvido, há uma que já atravessa gerações e gerações: "Vai buscar, Tibi."  o autor da frase é Gomes Amaro.

"Fui para o Brasil aos três anos e formei-me em Electrónica de Comunicações. Comecei a fazer rádio. Dava apoio logístico a uma rádio de São Paulo, onde vivia, que retransmitia os jogos do campeonato português, até que um produtor me aliciou com a proposta de transmitir os jogos em directo, desde Portugal, para a imensa colónia de portugueses em São Paulo. Como dizia aquele anúncio da Toyota, vim para ficar."

Da rádio do seu tempo, Gomes Amaro lembra-se sobretudo do relato emocionado na final da Taça dos Campeões-87, entre FC Porto e Bayern, com o calcanhar de Madjer, mas também de assistir a outro momento histórico, o do capitão João Pinto dizer que "Prognósticos? Só no fim do jogo."

Vai buscar...

3 comentários:

Anónimo disse...

O Amaro ainda deixa grandes recordações no Fornotelheiro, quem quiser pode averiguar as suas relações familiares com o Fornotelheiro. Penso que uma irmã ou cunhada ainda tem lá casa no largo da igreja. Realmente que veio dar uma lufada de ar fresco nos relatos da radio.

Anónimo disse...

Vai buscar! Digo eu a todos aqueles que foram (novamente) enganados pelos travestidos do PS.
CELORICO TEM O QUE MERECE!

Anónimo disse...

Os PSDs de Celorico preocupados com a politiquinha caseira, e Portugal a afundar-se por causa dos PSs.
Hoje vem o Sr. Ministro da Economia a dizer que o PSD e o governo têm que se entender.
Então quem é que são os culpados disto tudo quem é que nos governou durante mais tempo nos últimos quinze anos? Foi o Partido Socialista, e são esses agora que nos pedem a todos esforços para combater a crise, uma crise criada por eles. Quem é que tem beneficiado com estes socialistas quem é que mesmo agora usufrui de benefícios. Veja-se os políticos que continuam a esbanjar dinheiros públicos, com o país a ser dado por agentes financeiros internacionais, como não tendo solução.
A piada é que agora vêm esses mesmos socialistas a pedir a todos convergência de esforço, mas afinal de quem é a culpa do estado a que chagámos?
Continuamos a cair e depois vemos autarcas como os de Celorico a continuarem a fazer gastos em festas e festarolas.
Basta já chega de nos enganarem, já chega de brincarem aos políticos, sejam todos mais sérios.
É por culpa destes políticos em particular do PS que que somos um povo dependente, deprimido e muito triste.

De um Ex Socialista


PS.
Já viram o anuário financeiro das câmaras municipais?
Celorico tem contribuído para os défices públicos, e mais não digo.