quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A sentença da estação


O primeiro lanço do IP2 abriu dia 20 de Dezembro ao trânsito. Ao mesmo tempo, ficou também disponível ao transito a variante que liga Celorico à IP2.
Sem direito a inaugurações nem há presença do pinocrates maior.

Essa variante tem inicio junto ao cruzamento das Casas do Rio, o que leva a que o trânsito que normalmente circulava na Estação deixe de acontecer. Quem vem da Guarda direcção Trancoso entrará no nó da Aldeia Rica, quem vier em sentido contrário seja para a Guarda ou Viseu apanhará certamente o mesmo nó, quem se deslocar de Celorico direcção Trancoso vai circular certamente pela referida variante. Até os habitantes do Baraçal, Minhocal, Maçal do Chão a vão utilizar.
Resumindo, na estação circulará o trânsito local e pouco mais.

E alguém fez alguma coisa para precaver esta situação da estação? O poder político local, manifestou-se para que de algum modo fosse encontrada uma alternativa a esta situação? Quais foram as diligências junto do Governo?

Na nossa opinião esta variante que é necessária, faria todo o sentido de existir mas numa zona a que obrigasse o trânsito a circular na estação, ninguém fez nada, ninguém se manifestou. À excepção dos candidatos do MAJUSP que a bom tempo ainda alertaram para a sentença da estação se o projecto da variante neste local fosse para a frente, e é que foi.

Na nossa opinião e porque ouvimos as pessoas, neste caso as mais interessadas que são as da estação, o comércio local está condenado, com o passar do tempo os clientes normais vão optar pela auto-estrada, os pesados deixarão de circular na estação, o movimento diário vai-se reduzir a cada dia que passar, infelizmente 30% a 40% do comércio da estação vai fechar dentro do próximo ano.

Nós não falamos, fazemos…agora aguentem.

20 comentários:

Anónimo disse...

este é o melhor blog de celorico
não quero saber se é de pessoas ligadas ao majusp ps psd cdu ou qualquer outro eu há muito tempo que nem voto
importa-me sim que se fale a verdade e nos problemas que os srs politicos criam e não resolvem ás populações
sou habitante da estação e sem duvida nenhuma que esta estrada só vem prejudicar e agravar mais a situação económica do pequeno comércio faltou dizer que estas pequenas empresas ao encerrar vão provocar desemprego, será que por o emprego na camara ir aumentar as pessoas podem ficar descançadas?
obrigado por se terem lembrado de nós

Anónimo disse...

o que é mesmo importante é a estrada que vai até ás bombas da repsol para estação estar desimpedida, senão tivesse é que era um problema, já doía nos calos do presidente ou melhor, da QUE NÃO FAZ UM CU

Anónimo disse...

Plenamente de acordo consigo meu amigo, a estação nunca voltará a ser o que foi e isto tem responsaveis. Em primeiro lugar e e em igualdade de responsabilidades a Junta de Freguesia do Fornotelheiro e o municipio de Celorico da Beira que nada fizeram e alternativas não apresentaram,(mas que as havia), para que assim não fosse. Depois os proprios comerciantes da estação também sao responsaveis já que lhes faltou a união para se baterem, pelo menos pela alteração do traçado.
Em consequência disso vão agora os comerciantes da estação acabar por comer o pão que o diabo amassou.
Mas não é só isso já que a dita estrada acabou por destruir a melhor zona de azeite do concelho e das melhores zonas de caça ao tordo.
Querem um conselho, antes de obras destas consultem a população, é ela a dona da razão.........esta consulta fica bem a qualquer autarca e se tiver que se alterar, por muito que isso custe, que se altere!

Anónimo disse...

E em quem votaram a maioria desses habitantes?
Os da estação, não se fala aqui do Fornotelheiro pois esses souberam bem quem escolheram.
Arrependam-se ou peçam empregos na Cãmara.

Anónimo disse...

A culpa é dos Ferreiras da Estação e do Fornotelheiro, dos Machados e companhia. Umas promoçõezitas e umas promessas não cumpridas e tomai lá. Agora os Srs comerciantes da Estação que vão ao PS pedir indemnizações. Ou então juntem-se e façam uma manifestação à porta do Zé Zé.VENDIDOS

Anónimo disse...

Assim se manifesta a força do Jó em Lisboa. Trancoso PSD a comer Celorico do PS a assistir. Mas que grandes politicos nos impingiram.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15:11
Refere que este é o melhor Blog de Celorico , concordo perfeitamente e não é de agora. Veja-se os assuntos sepre sérios e pertinentes que colocam em Post.
Mas, este Blog é de todos e principalmente de pessoas ligadas ao Majusp.
Depois diz que não vota, pois bem não votou favoreceu os actuais autarcas, na proxima já sabe!
Quando estiver com os comerciantes diga-lhes que uma das propostas do MAJUSP era ter uma melhor alternativa para atenuar a perda da passagem de pessoas.
Se por acaso leu os BLOGS já havia estas referencias

Anónimo disse...

O IP2 era inevitável e obviamente iria diminuir consideravelmente, senao na totalidade, o tráfego automóvel que passava em Celorico Gare. Na altura, quando poderia ter sido feita alguma coisa, os ineteresses prioritários seriam outros.. Agora só vos resta chorar..
E para os utilizadores do Facebook, aquele que se interessa tanto pela freguesia do Forno Telheiro e por Celorico Gare, talvez publique algum post sobre este assunto.... Vá lá.. E agora nada????

Anónimo disse...

Na minha opinião não vale a pena falar em nomes e muito menos no J.Albano, quem tem responsabilidades é a autarquia.
Era interesse de todpos os Celoricences que houvesse outro traçado e quem tinha responsabilidades não as tomou.
Era uma causa de todos e só alguns a referiram

Anónimo disse...

O anónimo, mas que não é anónimo das 16h30 quer bricar com coisas muito sérias... Nós sabemos que V. Exª. foi presidente de Camara, por três anos, ainda que o tenha sido por empréstimo, pois que nunca foi eleito para tal cargo. Já lhe disseram que se há responsaveis V. Exª é o primeiro pois sempre teve conhecimento deste traçado e enquanto morador da estação e presidente de camara, nunca nada fez para o alterar e podia e deveria tê-lo feito.
Se V. Exª. não sabe fica a saber que nós sempre fomos a favor de outro traçado que não este.
Também já lhe disseram que esses seus comentários tristes não o levam a lado nenhum, mas teima em fazê-lo, e se pensa que ganha alguma coisa com isso, V. Exª. é quem sabe...
Trate da sua vida, ou ela não lhe dá dores de cabeça??? Nós por cá dormimos tranquilamente.
Foi V. Exª. quem nada mas mesmo nada se interessou pela sua terra mas podia e deveia tê-lo feito mas se estamos errados enumere-nos as obras por si realizadas nesta freguesia.
Quanto ao resto, como sabe, já lhe disse o que tinha a dizer.
Não tenho qualquer curso de engenharia mas tenho o "mestrado da vida" do qual me orgulho muito. Passe bem e tenha um Bom Natal...

Anónimo disse...

Isto é o principio pois a futura estrada que está planeada entre a A25
e Gouveia vai directamente de Fornos.
Isto é, Cortiçô e a Carrapichana vão qualquer dia ficar a ver apenas os residentes a passar.
E aquelas Bombas de Gasolina novas vão á vida tal como as da Estação.
Depois queixem-se !
Acreditam que algum responsável camarário vai exercer pressão?

Anónimo disse...

A sentença da estação foi dada pelos seus habitantes e pelos politicos incompetentes que nos desgovernam.
Já agora parábens a todos os celoricences que deram a vitória a estes CDS travestidos de xuxalistas, que basicamente duplicaram o preço da água. PARÁBENS!!!!
Desculpem o termos, mas para mim ja não são xuxalistas, são GATUNOS!!!

Anónimo disse...

Concordo dom os comentaristas anteriores. Eu já recebi a factura da água de Dezembro e já lá vem a prenda do pai natal xuxalista. Dantes pagava 8 euros de água, saneamento e taxa de lixo e agora são 25 euros.
Admito que os que votaram neles tenham que pagar mas eu que não votei tambem vou ter que gramar a pastilha. Não há nenhuma maneira de os por a andar antes do fim do mandato para poderem vir outros que reponham a situação anterior?
Pobres celoricenses que se já eram pobres com estes xuxalistas vão acabar a pedir esmolas.
Vamos todos para a porta da Câmara ou então invadimos o Lagar e papamos junto com eles.

Anónimo disse...

Eu graças a ao meu trabalho posso pagar a Água no dobro embora custe. Mas acreditem deveria ser quatro vezes mais para quem votou NESTES SENHORES.
Aias quem votou neles é que deveriam sofrer com todas as consequências, já começou pelos vistos na estação é pena quem não votou.

Anónimo disse...

Mas qualquer traçado que fosse feito não poderia deixar que o transito saisse das povoações, não entendo estas criticas. Quere ip's ou não?
Preso po ter cão e preso por nã ter.
Nunca votei ps na vida.

Anónimo disse...

Para o ultimo comentarista ,
Sr. há sempre alternativas e neste caso tem a ver com o passar mais perto de...Ou então fazer nós de estrada perto de...
Ou então dar compensações aos interessados neste caso os comerciantes.

Anónimo disse...

Hoje é dia de avaliar e votar o Orçamento.
Pois bem esperemos então que os responsáveis estejam á altura para que votem de acordo com os interesses da população de Celorico e não dos seus próprios interesses.
Refiro-me ao PS ao PSD e ao Majusp.
Ao PS esperemos que pelo menos tenham em atenção o futuro imediato e a mais longo prazo das verbas geridas. Esperemos também que o PS tenha em conta que a gestão tem sído feita por alguém que não tem as preocupações que um Socialista realmente pode ter para com os Celoricences e com os Militantes. Todos sabemos quem.
Ao PSD esperemos que haja pelo menos alguma união e convergência de interesses , mais uma vez não á volta do partido mas pelos cidadãos de Celorico. Esperemos que sejam claros e honestos se não concordam que votem contra, se concordam que votem a favor mas não se abstenham.
Quanto ao MAJUSP já deu para perceber quais as suas opiniões e qual o sentido de voto. Esperemos deste movimento que confronte com seriedade quais os pontos de desacordo e que podem prejudicar os habitantes desta terra.
Mais, esperemos que demonstrem a coragem que a outros tem faltado. E que ponham os interesses de Celorico acima de todos os outros.

Anónimo disse...

À Estação só já falta vir o TGV ou então uma variante á Linha de caminho de ferro da Beira Alta que os nossos (des)governantes tanto anseiam para a transformar numa já quase terra fantasma..

OALCAIDE disse...

Sentenciada la muerte de la Estacion. Sentenciado el ex chief minor de la Estacion. Qui impuerta!
Hier me fui a la Assembleia Municipale. Mui por bajo el nibel de le debate. Para mi no á mas xuxialismo que comunismo in el debate. Mas hei sobretudo gostau de ber Mr. Tony Silba callado e a sair en su defensa el Presidente Zé Zé.

OALKAIDE

Anónimo disse...

Então o PSD e o MAJUSP em amena cavaqueira depois da assembleia de Câmara, isto quer dizer alguma coisa!