quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Finalmente as Contas de 2009 da Câmara foram publicadas

As contas de 2009 foram recentemente publicadas no sítio electrónico da autarquia, tendo finalmente sido cumprida a Lei das Finanças Locais. Conclui-se o seguinte, comparativamente com os anos anteriores:

Passivo exigível (dívidas totais):

2009: 21.087.099 euros
2008: 20.179.838 euros
2007: 18.920.187 euros
2006: 18.961.588 euros
2004: 16.703.455 euros

Custos (despesas) com o pessoal:

2009: 6.753.098 euros
2008: 5.984.846 euros
2007: 5.134.690 euros
2006: >5.000.000 euros
2004: 2.949.341 euros
2003: 2.599.419 euros
2002: 2.276.148 euros

No ano de 2009 as despesas com Pessoal correspondem a 70% (!!!) das receitas totais da Câmara.



Então, Sr. Vereador, o que é feitos dos lucros divulgados na comunicação social???
E agora o que tem a dizer o Partido Socialista?

Pois é, as eleições em 2009 ficaram bem caras, não aos xuxalistas mas a todos os Celoricenses.
Este executivo como não tinha, nem tem obra para convencer o eleitorado, utilizou a política de emprego para angariação de votos, como vimos a dizer há tanto tempo.
E obra?? Investimento? desenvolvimento?
Desenganem-se, não haverá obra visível em Celorico da Beira num futuro tão próximo, pelo simples motivo que não há dinheiro, foi esbanjado em festinhas e festivais, festanças e papanças.
Este executivo lesou irremediavelmente todos Celoricenses e até todos os Portugueses, assim o diz, que faz o Sr. Presidente da Câmara, que quer se queira quer não, é o principal responsável da situação da autarquia, ou não é o Presidente…??
Ao Sr. Presidente que tão bem deve conhecer estes números, devia envergonhar que alguém pessoalmente ligada continue sem trabalhar, sem horários e com regalias exclusivas, pois mais não é que uma funcionária normal da autarquia e mais uma funcionária pública igual a tantas outras milhares deste País.

Por outro lado continua a perceber-se, há fornecedores que ainda vão vendendo, recebendo e bem. Basta consultar o mapa de endividamento a terceiros e ver o fornecedor “Fernando Gonçalves Monteiro”, sogro do vereador substituto. Em 2009 vendeu para a Câmara um total de 80.064 euros, enquanto que no ano de 2008 as compras efectuadas a tal fornecedor totalizaram 36.450 euros!!!! Em dois anos um total de 116.514 euros (mais de 23.000 contos na moeda antiga)!!!! Para quem tinha o negócio quase fechado, nada mau…..

Por fim, destacamos um dos parágrafos do parecer de 2009 do Revisor Oficial de Contas:
O montante do endividamento liquido total do município e dos contratos de empréstimo de médio e longo prazo não se enquadram nos limites previstos na Lei das Finanças Locais, tendo-se agravado em 2009, de acordo com os critérios da DGAL, em 1.908.748,1 euros!!!!”
Desta forma, em 2011 este valor será deduzido às transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (subsidio atribuído pelo Estado às Autarquias) para a Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Rigor, transparência e verdade, não é com este executivo com certeza!!!!

O último que feche a porta……


29 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ver por aí tanto mal dizer sem quê nem porquê, depois de ver certos comentários em Blogs, depois de ver que andam por aí a passear-se em nome de partidos políticos, depois de ver que em primeiro lugar estão as clientelas políticas, é de louvar mais uma vez este Post, isto é que é interesse para Celorico.
Eu como Celoricence fico de todo incomodado com o que aqui está descrito por ser verdade e por não ver outros com responsabilidades nesta terra a fazer as mesmas referencias.
Onde andam os Pseudo políticos?
Se houvesse mais preocupação por Celorico já há que tempos que isto tinha dado uma volta.
Se este BLOG está ligado ao MAJUSP agradeço esta informação, vou confirmá-la e espero que outros o façam.
Se este BLOG está ligado ao MAJUSP espero que as pessoas não sejam mesquinhas ao ponto de não louvarem estas informações, sejam de que partido forem.
Estou farto..Estamos fartos...
E vocês não estão fartos deste desbarato? Não estão fartos de serem enganados?

Anónimo disse...

Aqui está a resposta ao iluminado que no post anterior colocou um comentário relativamente aos tolitos, lambe botas, mamões e ignorantes.
Já percebeu o que voçê é??

Anónimo disse...

perante isto só me lembra dizer MAÕS LIMPAS

Anónimo disse...

estas é que doem no sitio certo.
dizem-se as verdades e não se insulta ninguem.
este post devia ser lido era por toda a população do concelho, principalmente por uma maioria, envergonhem-se agora senhores do novo rumo
o rumo foi levar este concelho à falência, para beneficio próprio, ou seja, dar emprego à troca de votos para garantir os taxos, agora ha-dem ir todos para a rua
e muito bem que houve coragem de referir a directora que não trabalha, ervenhonhem-se, já chega, trabalha para mereceres o que ganhas, senão queres trabalhra vai para casa

Anónimo disse...

enganados foram todos os que votaram PS. mas o problema é que pagamos todos

Anónimo disse...

acreditem que até dá para ficar muito contente com estas novidades, ainda bem que abandonei essa terra que pouco fututo tem com esses "bons rapazes" é que o tempo vai permitir que a mascara caia.
celorico está realmente de parabens com as escolhas que faz

Anónimo disse...

votar PS,PSD ou outro partido Em Celorico é igual : tachos e mais tachos desenvolvimento nenhum. Ir de férias para Celorico e ficar por lá uns dias é um desespero - nada para fazer, nada de novo . Desespero de vila.

Anónimo disse...

Sr.Presidente

Custos (despesas) com o pessoal:


2009: 6.753.098 euros
2008: 5.984.846 euros
2007: 5.134.690 euros
2006: >5.000.000 euros
2004: 2.949.341 euros
2003: 2.599.419 euros
2002: 2.276.148 euros


No ano de 2009 as despesas com Pessoal correspondem a 70% (!!!) das receitas totais da Câmara.


Sr. Presidente da Camara isto é verdade???
Quase 7.000.000 milhoes de euros em vencimentos???
Pelas minhas contas mais 500.000 euros por mês só para vencimentos???
O que pensa fazer, complicar mais a situação ou fazê-la regredir???
Qual a produção dos seus funcionários em que para trocar um simples contador de água vão seis funcionários???
Muitas mais perguntas tinhamos para lhe fazer mas gostavamos de o ver a confirmar ou desmentir isto numa qualquer Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

O pior é que quem vem de fora passar férias já não conhece nem as pessoas, pois tudo gira á volta da Câmara e associações politicas e aí estão aqueles que não são nascidos cá. Pior ainda os outros pretendentes também não são de cá , compreendo o desespero de chegar a Celorico e não se verem os filhos da terra.
Os filhos válidos de Celorico vão-se embora e só assim se compreende que esteja nas mãos de quem está.
Outros filhos da terra que ainda estão por Celorico só porque não se têm entendido é que não tomam conta disto.
Refiro-me a pessoas do PSD do PS e do Majusp, deixem de ser manipulados e entendam-se e ponham essa comandita a andar daqui para fora.
Pensem todos nisso!
Sejam PS, PSD ou Majusp pois há boa gente em todos os quadrantes basta entenderem-se.
Muitas são mesmo GRNDES , em personalidade em honestidade em querem bem para Celorico, é nesses que se deve apostar, esses não têm tirado nada a esta terra e bem pelo contrário estão cá por gostarem e por terem cá raizes, e raizes bem profundas já desde dos seus avós.

Anónimo disse...

Bem depois deste POST já credito que tem que vir um gestor público para governar a autarquia.
E de quem é a culpa?
Da mesma maneira que somos todos culpados por a situação em que o país se encontra pois a maioria tem votado PS , em Celorico acontece o mesmo . Não há por ai gente arrependiada? Se não houver ou são "inocentes" ou são parvos.

Anónimo disse...

pelo que aqui vejo e relativamente ás despesas com pessoal a diferença de 2002 para 2009 é de quase 4.500,000€, e de quem é a culpa?
A CULPA É DO PARTIDO SOCIALISTA E DOS SEUS DIRIGENTES, o PS governa em celorico desde 2005 e aí também a despesa aumentou em 3.800,000€ até 2009.
como diz no post, empregar para ganhar eleições não importa o resto a estabilidade profissional das pessoas nem a garantia de trabalho no futuro, o importante é ganhar eleições para manter os taxos e ter todos os lambe botas atrás e a beijar o chão, algumas pessoas de celorico merecem que isto bata mesmo no fundo.
Assim muitos gostavam de ser politicos e ajudar na herança da familia, quais são os criterios das compras da autarquia, a quem se compra e porquê? é mais barato?
transparência e mãos limpas se isto são as mãos limpas eu prefiro continuar com as minhas sujas e despresar este tipo de politicos que continuam a enganar e menospresar a população deste concelho.
SE EM 2009 FOI ISTO IMAGINEM 2010

Anónimo disse...

O quê, de 2002 a 2009 as despesas com pessoal triplicaram? Então, se bem tenho ouvido dizer, em 2002 já havia gente a mais na Câmara, faça-se uma estátua ao Dr. Júlio Santos que com tão pouco pessoal e em tão pouco tempo, conseguiu fazer tanto pelo Desenvolvimento deste Concelho.

Anónimo disse...

Estas situações deviam ser denunciadas às autoridades competentes.....
Compras de 23.000 contos em dois anos ao sogro do guru da gestão e este povo parolo assobia para o lado????
Esta terra morreu, graças aos xuxalistas e aos mamões que por aqui andam.
RUA COM ESTA ESCUMALHA!!!!

Anónimo disse...

Continuem nessa linha de Posts sem ataques pessoais. Destaquem-se de outros Blogs que por aí andam, não publiquem comentários com referencias a pessoas que sejam, maldosos.
Mostrem como se pode fazer oposição com classe, mostrem como as pessoas ligadas ao MAJUSP sabem bem o que querem sem atacar ninguém na sua dignidade pessoal.
Continuem a fazer questões que a todos nos inquietam.
Uma coisa é relatar factos e ser critico de atitudes e acções outra é ser "maldizente" não entrem por aí e terão a devida recompensa .
Aliás teremos todos a devida recompensa.

Anónimo disse...

Foi com estes empregos oferecidos que se ganharam eleições, mas isto não vai durar sempre. Foi por isto que o MAJUSP não elegeu o segundo vereador não foi?
A autarquia é um barco á deriva, uma coisa é certa este executivo não vai ganhar mais nada.
E se não tiverem nada para dar nas próximas eleições muito menos pois estão a afundar-se todos os dias.
O PS é quem vai perder se não puser cobro nisto.
Como é que é possível que os responsáveis não sejam penalizados e pelos vistos alguns vão aparecer provavelmente noutro partido e aí já no poder.
As sobras vão ficar para o actual presidente de federação, agora é só conveniências mas vai chegar o dia que as conveniências vão chocar de frente.E depois? Quem é que vai estar do seu lado?
Nada é eterno muito menos na política e com a falta de credibilidade e sem poderem dar o que já foi dado isto vai mudar...

Unknown disse...

Questão:
O sr. eng. téc. de desenvolvimento rural que aufere 1815 euros por mês e a sra. dra. de acessoria jurídica que aufere 2160 euros por mês também vão sofrer cortes de 5% nos respectivos salários??? ou não?

Unknown disse...

oh amigo bazofia:
muito interessante o seu comentário, mas sabendo eu quem é sra. dra. de acessoria jurídica que aufere 2160 euros por mês, fiquei um bocado perdido com o sr. eng. téc. de desenvolvimento rural que aufere 1815 euros por mês, dava-me uma ajuda para ficara saber quem é??
é alguem do concelho ou mais um paraquedista taxista de fora??
por favor!!! diga-me!!
abraço

Anónimo disse...

Claro que temos que ser críticos, claro que a autarquia e os seus gestores têm que ser criticados, claro que o PS têm que ser criticado.
Ao olhar para o Castelo vejo um minúsculo motivo de Natal.
Então se se gastou tanto em faixas de propaganda tanto se gastou em cartazes de promessas impossíveis , e até se forraram casas com "Mãos Limpas", não deveria sobrar algum dinheirito para nos fazer lembrar que é Natal?
E o que dizem os apoiantes deste descalabro de autarcas?
Sentem-se todo bem , não é?
Calculo que continuem a dizer vale mais estes que o Júlio, mas foram estes que desequilibraram as contas da Câmara.
Calculo que continuem a dizer que o responsável de tudo isto é o Júlio, eu sei que é reconfortante para todos os que apoiaram o PS pensarem nisso, mas sejam honestos convosco e reparem na realidade e não se sintam confortados pois pior que isto não pode haver .
Celorico está deprimente como nunca.

Anónimo disse...

Aos senhores governantes deste concelho.
Acham que cerca de 1400 votos são de desprezar?
Respeitem as pessoas e as suas opções.
Pelo que vejo muitos destes comentários são um reflexo dessas pessoas.
Atentem verdadeiramente ao que se diz, pois parece-me que as pessoas mais politizadas deste concelho são deste movimento, as outras foram e são do que são por dependências sem sentido critico.
Deste movimento serão sempre os mesmos e mais alguns, dos outros, vão ser sempre de quem estiver no poder e esta é a grande diferença.
Por isso vamos ver sempre do mesmo lado quem esteve com este movimento, quanto aos outros vão sempre balancear por quem der mais, e se amanhã o PSD der mais vamos ver novamente grandes transferências.
Depois não digam que não estão avisados.

Anónimo disse...

Caro Bazófia:

Somos todos nós celoricenses quem paga os ordenados dos nossos trabalhadores camarários e todos gostávamos de saber qual os seus vencimentos. Certo?
Confesso que nunca entendi muito bem o secretismo rodeado em volta dos seus vencimentos, acho até que os funcionários da secção de vencimentos foram desde sempre proibidos de, cá fora, falar sobre os vencimentos camarários que pelos vistos alguns são de luxo.
Quero com isto desafiar o sr. presidente da camara a mensalmente publicar uma relação de todos os vencimentos pagos. sei que ele não o vai fazer mas tinha essa obrigação, porque como disse somos todos nós quem paga.
Mas uma vez que o Bazofia sabe disto desafiava-o a ele e a outros que saibam sobre o assunto e, sem referir nomes, digam quanto ganha o eng. tecnico, a acessora juridica, o pedreiro, o chefe de secção, a sercretátia, o vereador, etc etc etc
Fica o desafio para quem o souber.....

Anónimo disse...

Estes números vergonhosos e compretedores do futuro desta terra,acabam também por provar a incompetencia e a falta de qualidade dos PSD que eram uns criticos ferozes do JUlio Santos e que agora lembem os impostores do PS, nomedamente Pinoquio e Guru da gestão.
Para esses agora está tudo bem??? Já concordam com a gestão da Câmara??? Já não veêm defeitos???
Tenham vergonha na cara, seus oportunistas.
Infelizmente este post não chega à maior parte da povo de celorico, porque se chegasse muita gente teria vergonha de ter votados nos xuxalistas falidores!
Agora aguentem-se

Anónimo disse...

Belo encontro o Jantar de Natal do MAJUSP, vamos continuar a chamar MAJUSP pois é uma denominação que todos reconhecemos e nos une.
Mas podíamos chamar outra coisa qualquer como por Ex. Cidadãos por Celorico, independentemente das suas opções partidárias.Ainda muito se vai passar mas com uma certeza vamos continuar a ter uma "PALAVRA A DIZER" no futuro deste concelho.
Perante a vontade ontem manifestada desenganem-se quem pense que já acabámos, estamos cá e na altura certa vamos decidir o que fazer como fazer e quem apoiar. Poderemos ter outro candidato próprio, poderemos apoiar um candidato de fora, poderemos apoiar uma outra candidatura poderemos ainda apoiar o Júlio(O melhor vereador que se poderia ter) , mas somos nós que vamos decidir o que é o melhor para o Concelho.E estamos abertos a todos os que não concordem como Celorico tem sído governado sejam do PS do PSD ou de outro partido qualquer.
Desenganem-se aqueles que podem pensar que vão decidir por nós, já provámos que somos fortes que não somos dependentes de nada nem de ninguém. E temos a certeza que perante os cenários que se projectam para o nosso concelho em termos políticos, este MOVIMENTO vai certamente ter uma "PALAVRA A DIZER"
Vamos lá!!!

Anónimo disse...

Ainda a propósito do POST.

Os autarcas têm alguns impedimentos, e devem respeitar a lei.

Impedimentos
Lei9/97-Artigo 9
2)Os titulares e os membros dos órgãos das autarquias locais ficam também impedidos de decidir ou participar na discussão e votação de matérias que lhes digam directamente respeito ou que beneficiem os seus familiares ou afins, nomeadamente:CONJUGUE,pais, filhos,irmãos,enteados,SOGROS,genros,noras, padrasto,madrasta,avós, netos, cunhados, TIOS ,primos e sobrinhos de 1º grau

Aqui está a resposta algumas questões que já ouvi por aí.
Se não se cumprir ou se outros membros sabendo não denunciarem correm riscos que podem ir á perda de mandato.
Cá estamos para ver ou até para denunciar.

Anónimo disse...

Então em Celorico não há coisas e negócios que dizem directamente respeito alguns autarcas?

Anónimo disse...

MÃOS LIMPAS MÃOS LIMPAS!!!!
deviam-se envergonhar

Anónimo disse...

interessante o comentário do anónimo das 17.40
e tem tudo a ver com o Post.
TIOS E SOGROS.... e CONJUGUE...
vai trabalhar e deixa de ser lambona

Anónimo disse...

E o PS, será que também faz jantar de Natal? Por mim não acredito pois tinham que fazer vários, tantos quanto os PS ou pseudo PS que há na Vila. Mas seria bom de ver a Olga e a irmão do Zé Zé aos beijinhos e abraços.

Anónimo disse...

Se por acaso o povo fosse mais culto e percebesse bem o que se passa em Celorico há muito tempo que já os tinham mandado á vidinha deles.
Manipulam com promessas manipulam com pressões e manipulam com subsídios disto e daquilo.
Mas vai chegar o dia em que isso tudo acaba e depois?

Anónimo disse...

Estes oportunistas do PS e comandita deviam ser corridos de Celorico e do país!!!
Como é possivel andarem a esbanjar o dinheiro do povo em festas, papanças, comezainas e compras (????) a fornecedores duvidosos e depois vem um pinóicrates retirar o abono de familia às crianças???
Quem votou PS devia ter vergonha na cara!!!!!
RUA COM ESTES MAMÕES OPORTUNISTAS!!!