segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Livro Verde

Se ainda não concluíram Nós Por Celorico já chagámos a conclusões! Fica aqui uma ajudinha para aqueles que já se começaram a adiantar...

Celorico pode ficar com duas freguesias ou uma segundo o livro Verde da Administração Local.

O final do primeiro semestre de 2012 é o prazo apontado pelo Governo para a conclusão da reforma, que o primeiro-ministro classificou como “ambiciosa e estrutural”. Citado pelo Público, Pedro Passo Coelho diz ainda não quer que a reorganização administrativa seja “contra” os autarcas nem “contra as populações”.

Critérios base Concelhos de nível 1 (com mais de 40 mil habitantes e densidade populacional superior a 500 hab./Km2)
- mínimo de 5 000 habitantes por freguesia ou de 3 000, se a freguesia estiver a mais de 10 quilómetros da sede de concelho
- raio até 3 km e mínimo de 20 mil habitantes, se for freguesia de sede de concelho

Concelhos de nível 2 ( população inferior a 40 mil habitantes e densidade populacional entre 100 e 500 hab./ km2)
- mínimo de 5 000 habitantes por freguesia ou de 3 000 , se a freguesia estiver a mais de 10 quilómetros da sede de concelho (válido para áreas medianamente ou predominantemente urbanas)
- mínimo de 1000 habitantes (válido para áreas predominantemente rurais)
- raio até 3 quilómetros e mínimo de 15 mil habitantes, se for freguesia sede de concelho

Concelhos de nível 3 (menos de 100 habitantes por quilómetro quadrado)
- mínimo de 500 habitantes por freguesia (áreas predominantemente rurais)
- mínimo de 1000 habitantes (áreas medianamente urbanas)

Nos municípios com um decréscimo populacional superior a 10% registado nos Censos de 2011 são admitidas freguesias com um mínimo de 300 habitantes ou um mínimo de 150 habitantes, se estiverem fora de um raio de 15 Kms da sede de concelho

Principais eixos da reforma da administração local
- redução em 35% no número de vereadores nas câmaras (municípios perdem dois vereadores em relação ao número actual)
- executivos homogéneos – presidente da câmara encabeça a lista mais votada à assembleia municipal, escolhendo depois entre essa lista o restante executivos
- redução do número de dirigentes municipais para cerca de metade
- redução do número de freguesias através da agregação de freguesias
- só serão permitidas empresas municipais com sustentabilidade financeira demonstrada nos últimos três anos e que prestem serviço público

O Concelho de Celorico é do nível três , portanto terá que ter no mínimo 500 habitantes por freguesia em meio predominantemente rural, que são apenas Lageosa e Fornotelheiro. Todas as outras vão desaparecer.

Na vila área mediamente urbana o mínimo é 1000 habitantes quer dizer que vai ficar apenas uma freguesia.

Todas as outras freguesias que teriam algumas hipóteses de se manterem segundo os critérios apresentados no livro Verde, distam a menos de 15 KMs da sede de concelho!

No que respeita a executivos municipais quem vai ser eleito é o presidente e é ele que vai escolher o vereador a tempo inteiro, pois em Celorico, vai passar a ter três vereadores em vez dos actuais cinco.

Chefes de divisão, quantos tem a autarquia de Celorico? Segundo o Livro Verde só poderá ter um! Cuidem-se portanto alguns chefes.

Empresa Municipal é para fechar e disso não há as menores dúvidas, e Nós perguntamos se em vez de a terem arruinado com entrada de pessoas, pelo voto, agora as que estiveram desde de sempre não poderiam lá continuar?

É o resultado da politica do emprego! Pois de competência????

Outra coisa a assembleia terá outros poderes...DE CONTROLAR.

Exige-se também oposições mais fortes.

Muita coisa vai mudar…. A principal, no nosso ponto de vista, é que os camaleões, os mamões que vão por todos segundo os interesses pessoais começam a ter os dias contados.

Fica aqui um resumo do que poderá passar-se, talvez os preocupados da política em Celorico ainda não se tivessem debruçado sobre isto, pois como olham apenas para o seu umbigo o importante passa-lhes ao lado.

NÃO SE ADIANTEM!!!!!!
NÓS POR CELORICO

38 comentários:

Anónimo disse...

Mais um POST fantástico por ser informativo, onde andam os partidos políticos desta terra?
Já todos sabemos que há em Celorico quem pense e pelos visto muito bem informados!
Continuem pois Celorico precisa de VÓS, de Nós Por Celorico.
Concorram e ganham, é só arranjar um bom candidato e neste momento um bom candidato deve ser alguém que não esteja alinhado com estes que tanto nos desgovernaram.
E Sabemos que há por aí gente Honesta Trabalhadora Competente que pode levar o barco a bom porto!
Celorico precisa.

Anónimo disse...

O PS considerou que o PSD se aproximou das posições dos socialistas em matéria de revisão da lei eleitoral autárquica e «congratulou-se» com o sentido genérico do Documento Verde da Administração Local apresentado pelo Governo.

A posição foi transmitida pelo dirigente socialista João Ribeiro no final da reunião do Secretariado Nacional do PS. Num comentário à apresentação do documento de reforma administrativa apresentado pelo executivo, João Ribeiro frisou que a revisão da lei eleitoral autárquica «é uma longa batalha do PS».


Depois das menções na ultima assembleia é para rir o posicionamento do PS local face ao PS nacional.
Aqui parece que os socialistas estão contra o "Fecho" das autarquias, será porque é delas que dependem será que ainda acreditam nos camaleões da politica local?
São mesmo uns dependentes ???
Evoluam por favor !!!!
Cambada de salois...

Anónimo disse...

"O Governo propõe, neste âmbito, a adopção do modelo de “executivo homogéneo” e o reforço dos poderes de fiscalização da Assembleia Municipal.

O presidente do município seria “o cidadão que encabeça a lista à Assembleia Municipal mais votada” e os “restantes membros do órgão executivo” seriam “escolhidos pelo presidente entre os membros eleitos para a Assembleia Municipal“.

O Governo propõe também a redução do número de deputados municipais, consequência do menor número de membros dos executivos."
IN Livro Verde


Bem, em Celorico já todos conhecem todos , em Celorico já nos conhecemos muito bem. Por isso há que refelectir.
Depois de se saber que no futuro o presidente de Camara poderá escolher os deputados, alguém tem duvidas conhecendo-nos todos tão bem que se por acaso uma figura ganhasse as eleições metia toda a sua familia na autarquia?
E quem é que pode confiar em quem?
Acham mesmo que é de confiar nos que actualmente manobram as politicas em Celorico? Eu não confiava!
Veja-se o passado, veja-se determinadas associações, quem é que colocaram quem é que deslocaram também segundo os seus interesses?
Já viram se um dia a autarquia caisse nas mãos de alguns?
Por isso mesmo há que pensar seriamente naquilo que se pretende para Celorico.

Anónimo disse...

Não concordo com a explicação e exposição do assunto sobre as freguesias sobreviventes do nosso concelho. Pelo que li não me parecem ser duas as freguesia mas antes uma já o Fornotelheiro se encontra a menos de 10 quilometros da sede do concelho razão porque também esta será extinta, para além de que duas das anexas Casas do Rio e Estação são muito proximas da sede do concelho. Este tema é de interesse para todos até porque não tarda vai começar a discussão doa a quem doer.
Eu acho bem ´ha por aí fregiuesia que nada fazem para além de ir sacar 300 euritos ao fim do mês.
Estou preocupado com alguns dos prezidentes de junta que vao ficar do desemprego.

Anónimo disse...

Faz um ano que alguém escrevia isto neste BLOG:

Pois mais uma vez por causa da água demos uma má imagem de Celorico, dezafiamos o administrador do blogue a falar do assunto. Desde a irresponsabilidade mostrada pelo funcionário respoonsável, triste papel o que fez que nem se dava conta se a agua corria ou não para dentro do deposito até aos milagres do temporizador. Aquilo que vem ter à nossa torneira é água ou m****? Isso mesmo porque é isso que corre para os nossos rios e ribeiras, a esses locais a SIC também devia ter ido ou até a fiscalisação do menistério do ambiente.
triste vergonha a nossa quando beber da torneira ou beber da picina é a mesma coisa.
Sinto-me muito invergonhado. Sr. Prezidente da camara podia e devia responssabilisar os seus funcionários que em vez de andarem a tatar da nossa saude passam os dias a tratar dos cães.
muito invergonhado

3 de Outubro de 2010 22:11

Mantem-se tudo na mesma...

Anónimo disse...

Se tiverem dignidade criam um concelho com Fornos e Trancoso, e por ser que pela centralidade se ganhe alguma coisa.
Quantos aos pseudo candidatos, esqueçam, isto nunca mais volta a ser o que era.
Acabou...
A partir de agora temos de trabalhar, sim eu sei que muitos não querem... Mas vão se mentalizando para isso.
Acabou o regabofe.

Anónimo disse...

O estado do Concelho esta reflectido nas 22 Freguesias de Celorico da Beira. Quem foram os Presidentes de Junta nestes ultimos anos???? Que ganhos trouxeram para o Concelho? Para o desenvolvimento das suas terras e para a Sede do Concelho????
Deram o seu melhor? Se sim, foi muito pouco!!!!
Esperava um Post um dia destes sobre os Presidentes de Junta aqui do Concelho e o seu papel...

Anónimo disse...

Os xuxas cá do burgo não querem o encerramento das freguesias, porque deixam de ter os mamões e camaleões a comprar a pesssoas!! E assim torna-se um mais dificil manter a mamadeira!!!
Estes presidentes de junta em celorico que andam de partido em partido conforme o que está no poleiro, não servem em nada a população!!
OBRIGADO PSD POR ACABARES COM ESTA VERGONHA

Anónimo disse...

A REFORMA É PARA MARCHAR EM FRENTE!

Os senhores presidentes da junta, não sabem que Portugal, o nosso país, está a passar uma grande crise financeira deixada pelos antigos governos socialistas?

Agora temos que comer a bucha, melhores dias viram, mas para isso, temos que fazer uma maior gestão do território e dos recursos públicos!

Tendo em conta o nosso concelho, Celorico da Beira situado na Beira Interior Norte com área 249,93km2 tendo 22 freguesias e cerca 7800 habitantes, dispõem de grandes facilidades de deslocação, oferecidas pela rede de estradas municipais do concelho.

Dado isso, em Celorico da Beira é fundamentar reduzir freguesias e deve ser uma prioridade de qualquer cidadão sensato tem de percebe que o Mundo está a passar por uma grave crise, talvez a pior dos últimos 100 anos, e perceber as vantagens da união para obter uma escala maior e rentabilizar determinados investimentos, devendo ter em conta esta reforma administrativa que pode ser mais importante do que a regionalização.

REDUZIR FREGUESIAS, CARGOS PÚBLICOS E EMPRESAS MUNICIPAIS É FUNDAMENTAL!!

Anónimo disse...

Uma terça parte das freguesia que Celorico tem já são muitas,

Anónimo disse...

Pra mim as freguesias da sede do concelho acabavam já. Não se justifica São pedro, Santa maria e acasao do Soeiro

Anónimo disse...

As juntas de freguesia mais não são que o albergue para algumas familias. Veja-se no caso de algumas e das grandes que deram de comer as suas respectivas familias, pais, cunhados, esposa, primos, sogra...tudo come e comeu. Só não vê quem não quer ver, quem é cego ou se faz passar por isso e o nosso concelho e freguesias têm infelizmente muita gente dessa.
è altura de se acabar com este regabofe!!!

Anónimo disse...

O PS é contra estas medidas, porque sabe perfeitamente que as freguesias juntamente com a pouca vergonha das ofertas de emprego, são o principal veiculo para ganharem eleições.
Mas quando as eleições são ganhas desta forma, a incompetência é logo transportada para 1º plano e logo ai nas promessas eleitorais se esta a arranjar forma de aumentar a despesa de forma desproporcional em relação a receita...
E as autarquias com as suas empresas municipais não são o principal problema da economia nacional... mas tem uma forte participação, também aliadas a outras medidas fruto de politicas eleitoralistas praticadas pelo PS. Ps que abrigou continuamente ao longo dos últimos tempos gente incompetente e expulsou do partido muitos dos bons políticos deste pais.

Anónimo disse...

No Prós e Contras o Ministro Miguel Relvas explica as linhas da reforma eleitoral autárquica. Nos termos da propostas vamos deixar de votar autonomamente para a Câmara e para Assembleia Municipal. O Presidente da Câmara será o primeiro candidato do partido mais votado e acabam os vereadores de oposição. O executivo camarário dependerá politicamente da Assembleia Municipal.



Há no entanto uma dúvida que haverá que esclarecer. Actualmente os Presidentes de Junta integram as Assembleias Municipais com direito a voto o que deturpa totalmente a proporcionalidade da Assembleia Municipal, uma vez que um partido com pouco mais de 30% dos votos pode ter maioria absoluta na Assembleia Municipal, por força dos presidentes de junta. Actualmente não é grave porque grande parte da fiscalização política se realiza no executivo com os vereadores representados proporcionalmente. Terminando os vereadores de oposição é essencial que o orgão que fiscaliza politicamente o executivo camarário tenha poderes de fiscalização reforçados e, sobretudo, é essencial que as Assembleias Municipais tenham uma representação proporcional. A solução é simples. Nas votações de investidura do executivo camarário, orçamento e nas moções de confiança e censura , os presidentes de junta não deverão ter direito de voto. Só assim se assegura uma fiscalização política efectiva por um orgão de representação proporcional.


Fica aqui uma questão se por acaso o partido mais votado não tiver a maioria na Assembleia como é que o presidente vai gerir o municipio?
É possivel que isso aconteça!
Vamos supor que um persidente ganha com 40% de votos, os outros 60% são oposição na assembleia. Se as assembleias tiverem mais poderes vamos ver depois como será!
Já viram bem o que pode acontecer se os independentes concorrerem?
Força...Vamos a isso.

Anónimo disse...

Não deixando de concordar com a maioria do comentário de 6 de Outubro de 2011 21:26, ressalvo outros aspectos:
Vivendo numa democracia com um sistema parlamentar, onde os cidadãos são eleitos pelos seus pares, o sistema que até agora está em vigor no poder local é uma deturpação desse mesmo sistema a que chamamos democracia.
Os presidentes de freguesia são por inerência deputados municipais, mas a sua eleição é para os órgãos de freguesia, em democracia não podem existir cargos por inerência, logo acho que este aspecto tem que ser tomado em conta nesta, que peca por tardia, restruturação do poder local.
Se o concelho de Celorico se organizar em 6 freguesias, logo não poderá haver mais 6 deputados, que, para todos os efeitos não foram eleitos para a Assembleia Municipal.
Para bem da verdade todos sabemos que as freguesias são o “braço armado” da cor política camarária em vigor na altura. No nosso concelho, assim como em concelhos de dimensão igual ou semelhante ao nosso, todos sabemos que as freguesias são uma extensão administrativa da câmara, não há obra, não há desenvolvimento que não dependa exclusivamente da autarquia, assim sendo, não existe razão alguma para a desculpa de que o seu lugar de deputado por inerência serve para garantir a representatividade das freguesias na assembleia municipal.
Outro aspecto que é de salientar, e devido a intenção de dar escala às freguesias (e bem), haverá freguesias a ter mais de 1 mil habitantes (chegando mesmo aos 3 mil), o paradigma de gestão destas freguesias terá que mudar. Serão necessárias pessoas que tenham competências e conhecimentos técnicos de gestão, o tempo do “Ti Manel” ser Presidente de Junta acabou (e perdoem-me todos os Ti Maneis de Celorico).
Quanto ao reforço dos poderes de fiscalização da Assembleia Municipal, pois ai o mesmo paradigma terá que ser aplicado, mas contudo não será com 5 sessões anuais que esses poderes serão devidamente verificados, e, será necessário rever todo o estatuto de deputado municipal assim como o regimento desta.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 16:25
É pena que em Celorico se discutam pessoas e não se discutam politicas .
É mesmo isso que tem faltado nestes ultimos anos, há assuntos tão importantes para debater, mas chegamos á conclusão que os interesses são sempre outros.
Em relação ás assembleias municipais , parece-me a mim que terão que se realizar mais que as 5 por ano.
Depois os deputados devem ter algum tipo de remuneração consuante a dimensão de cada concelho.
Concordo que no futuro as Juntas de Freguesia têm que ter pessoas mais interventivas , e mais capacitadas para dar resposta ás exigenciaS das pessoas.
Gostaria que em Celorico tudo se encaminhasse para mais competencia e mais capacidades e nisso vamos ser todos a participar.

Anónimo disse...

Corroboro com o comentário das 16:25. Celorico da Beira como outros necessitam de mudança e para isso é necessário ter as pessoas certas nos lugares certos. Competência, rigor e transparência exige-se. Que me perdoem os analfabetos, alguns não tiveram tempo para estudar outros não quiseram mas temos por aí certos presidentes de junta que nem um computador sabem abrir. Não evoluiram e se não sabem de informática de gestão ainda menos.

Anónimo disse...

Mas quem será, mas quem será?
O novo laranginha a comandar os destinos dos laranjinhas cá do burgo?
Era certo e sabido que com aqueles dois galitos a coisa ia a acabr em eleições mais tarde ou mais cedo.
Aceitam-se apostas:
Fernando da Mata recandidata-se?
Caitano contra ataca?
Ou será que aprece por aí algum jovem laranja?
Obrigado Celorico
Obrigado Celorico

Anónimo disse...

Nota-se uma certa preocupação por parte de alguns, "muitos" Ps... e a ironia, é um alívio rápido para a tenção que lhes percor o corpo.A forma como vem para os blogues "tentar" fazer piadas sobre o PSD. é uma clara demonstração de medo e de receio.
Não tenham presa em saber quem vai liderar o PSD, será por certo alguém bem mais competente que quem nós "des"governa a algum tempo. Não falo evidentemente apenas de um!
Pois em breve terá boas noticias...para nós... péssimas para vós.
Tudo a seu tempo...
Tenho para mim que o tempo da bandalheira em Celorico está para terminar dentro de muito pouco tempo!
Obrigado PSD... Obrigado MAJUSP!

Anónimo disse...

Ao comentador das 21:09, tenho uma sugestão para si e para o PSD.
O Miguel Esirito Santo era o homem que deveria neste momento assumir o PSD.
Era a escolha certa. A limpeza, a juventude, a capacidade de trabalho que o PSD precisa.

Anónimo disse...

Dia do idoso
Noticia no Site da autarquia...
A abertura do evento teve a presença do Sr. Director da Segurança Social da Guarda , assim como do Sr. Vice Presidente, que felicitaram todos presentes num dia tão importante, Dia Internacional do Idoso

Onde anda o Sr. presidente??Defina-se de vez se for homem!

Anónimo disse...

Mais um Post que no dia 8 de Outubro tinha sído publicado neste BLOG.
Depois não digam que ninguém dizia nada!
Já se falava da politica de enterro, como podem ver sempre estivemos atentos.


SEXTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2010

Politica do enterro
Mais uma notícia fantastica para Celorico. A autarquia de Celorico da Beira é uma das 17 autarquias penalizadas com a redução de transferencias do estado, por incomprimento e por aumentar o endividamento.

Celorico da Beira, que a exemplo de Seia também logrou diminuir em 2008 o excesso de endividamento (situado, ainda assim, nos 5,9 milhões), terá de suportar uma retenção de verbas de cerca de 179 mil euros

Quer dizer se estávmos mal pior ficamos.

E quem são os culpados?
Tão pouco tempo depois do magnífico gestor de formação por a camara a dar lucro...

Pois é meus senhores continuem com as festas e festarolas que mais não são que papanças num país arruínado e continuem a enterrar este concelho.


Temos mesmo o que merecemos pela santa ignorância de alguns ...

Anónimo disse...

E mais uma vez o alerta vem de cidadãos independentes. A oposição não diz nada?
Até apostamos que daqui a dois anos aparecem por aí uns entendidos com propostas para Celorico, são e serão os mesmos á procura de protagonismo e de taxos.

8 de Outubro de 2010 18:32

Reparem no que um anónimo escreveu num comentário faz hoje precisamente um ano,
É mesmo para reflectir pois parece que mais uma vez alguém adivinhava o que se está hoje a passar.
Por isso pensem bem se vale a pena aceitar que apareçam novamente as mesmas personagens a querer continuar a "Desgovernar " em Celorico.
Nós Por Celorico estamos cá para não permitir esperamos que mais esteja, connosco.

Anónimo disse...

"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a Grécia e Portugal". Eça de Queirós, em 1872, escreveu nas Farpas

Em 1872 já se falva do que hoje se passa, e o Eça não sabia que iria haver um partido Socialista que deu cabo de nós.
E se o Eça escrevesse sobre Celorico em 1872 o que diria? Provavelmente o que hoje se passa. Decadencia , endividamento, ignorancia , interesseiros, imcompetencia.
Saloios....

Anónimo disse...

As Câmaras de Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Seia estão à beira da falência, segundo um relatório da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), e a evolução do seu desempenho financeiro está a ser vigiada pela “troika”. De acordo com a edição de domingo do “Jornal de Notícias”, no país há mais 21 municípios na mesma situação, sendo que o caso mais problemático vive-se em Fornos de Algodres, cuja edilidade apresentava no final de 2010 uma taxa de...
J,N.

Mais umas noticias nada abonatórias sobre estes que tanto mal fizeram a Celorico e são do Partido Socialista, há que corre-los...
Estamos a ser vigiados pela Troyka e que tal saberem das queixas ao IGAL ?

Anónimo disse...

"Uma das maneiras mais simples de combater a corrupção é não votar em determinados candidatos", diz Luís de Sousa, professor do ISCTE e autor do estudo sobre corrupção em Portugal, que foi promovido pela Procuradoria-Geral da República. Apresentado ontem em Lisboa, com a presença do líder do Ministério Público, Pinto Monteiro, e do ministro da Justiça, Alberto Martins, o estudo revela que quase 90% da corrupção participada envolve os órgãos de poder local: 68,9% dos crimes de corrupção passiva são cometidos nas câmaras municipais, 15,6% nas empresas municipais e 4,4% nas freguesias.

Pois é a melhor maneira de combater a corrupção e´não votar em determinados candidatos segundo o estudo acima descrito.
Mais os membros eleitos não podem continuar a desprezar quem não vota neles, porque hoje pode-se ir mais longe nas respostas...

Anónimo disse...

O PGR, com génese nas Autarquias Locais, no Sistema de Controlo Interno (SCI) proposto pelo POCAL – Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais, “pretende ser um instrumento de combate à ocorrência de atos de corrupção, fraudes ou outros atos análogos que afetem ou prejudiquem os ativos municipais e, consequentemente, o erário público, bem assim o serviço público prestado pela Autarquia”.

O Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas aplica-se aos membros dos órgãos municipais, ao pessoal dirigente e a todos os trabalhadores e colaboradores do Município.

O que é que tem sído feito na autarquia de Celorico em relação ao plano contra a corrupção?
Uma das directrizes era mudar pessoas como por exemplo os fiscais de obras , foi feito isso em Celorico?
E outras?

Anónimo disse...

A extinção do IGAL, não tanto por ter sido mais um organismo que desapareceu mas pelo que representa, foi mais uma derrota da legalidade, mais uma derrota do Estado de Direito, que serve para meter no mesmo saco, uma vez mais, autarcas sérios e tipos execráveis. Ela representa, ao mesmo tempo, uma vitória de todos aqueles que à direita e à esquerda se promoveram e que enriqueceram à custa do compadrio, da promiscuidade entre alguns autarcas, políticos e promotores imobiliários, tirando partido do clientelismo e da sordidez que por aí campeia para agilizarem alguns processos, fazendo loteamentos na fronteira da legalidade, quando não mesmo ilegais, alterando à socapa alvarás de loteamento, apropriando-se de bens públicos e manobrando autarcas e técnicos camarários menos escrupulosos em benefício dos seus interesses particulares.

Anónimo disse...

(...)"o Estado necessita de um financiamento extra na ordem dos 3,7 mil milhões de euros para as empresas públicas"(...)

Pudera!
É a "herança maldita" que nos deixou os xuxialistas!
Isto já não é um "buraco", mas sim uma "cratera"!

"Há 12 mil entidades que não apresentam contas
Tribunal de Contas só recebeu a contabilidade de 1724 organismos e fiscalizou apenas 418. Isto num universo de 13 740 entidades, entre administrações central, local e regional, empresas, institutos e fundações que estão sob sua jurisdição e que consomem metade do PIB.
Portugal não tem capacidade para fiscalizar os 13 740 organismos que recebem dinheiro do Estado. A realidade é que cerca de 90% escapam ao controlo do Tribunal de Contas (TC). De acordo com os dados de 2009, o tribunal apenas recebeu informações sobre a despesa de 1724 entidades (12,55%) e destas só teve capacidade para verificar 418.
O universo é grande, mas ninguém conhece a sua real dimensão. Não há listas oficiais. A compilação foi feita pela investigação do DN após consulta de várias fontes (e vai estar disponível por completo no site do DN - dn.pt - para consulta). São 10 500 entidades das administrações central, local e regional, 1500 empresas públicas, cerca de 350 institutos e 1100 fundações e associações que, no seu conjunto, empregam perto de 660 mil pessoas e consomem anualmente 81 mil milhões de euros - o equivalente a quase metade (48%) da riqueza nacional"(...) in

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1751498


Os Socialistas lixaram-nos e as CLDS contribuiram para o fosso...

Anónimo disse...

Vejo mais pertinência nestes comentários, que qualquer intervenção do PSD de Celorico.
Depois quando houver eleições venham cá pedir votinhos!
Sou PSD mas sei perfeitamente que neste momento confio mais nos Independentes para lutar contra o PS.

Anónimo disse...

companheiro das 22:19, as coisas vão mudar, por isso vais poder passar a confiar no PSD.
Se o administrador deste blog publicar o comentario tens o recado dado.

Anónimo disse...

Independentes ou Dependentes de algo?
Não vale a pena estarmos a perder tempo com matemática (?) eleitoral,
o fenómeno dos independentes (dependentes do Sr. Júlio Santos)foi interessante para quem gosta de história política.
Agora que o seu principal e único protagonista está fora de cena, será difícil este movimento ter o alcance das últimas eleições, por ordem natural, este eleitorado do movimento independente será absorvido
Haverá sem dúvida alguns que tem ambições políticas para além do movimento independente, esses sim querem por força manter artificialmente o status quo para com isso tirarem dividendos políticos.
Quando se aproximar o ano de eleições veremos alguns destes senhores aproximarem-se do PS assim como do PSD.
É uma falácia acreditar (ou fazer acreditar) que os independentes organizados em torno de um movimento são os decisores que qualquer eleição, o eleitorado flutuante do concelho são sem margem para duvidas os principais decisores.

Anónimo disse...

Relatório
Cerca de 18% dos beneficiários de RSI têm dinheiro no banco
Cristina Oliveira da Silva
10/10/11 18:09



Mais de 67 mil beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) têm património mobiliário como acções, depósitos ou contas-poupança.

E também os há em Celorico? E qual a intervençaõ da S.ocial?

Anónimo disse...

Nós por Celorico





Domingo, 28 de Fevereiro de 2010Entrevista do Vereador substituto...(a semelhança com a realidade é pura ficção)
Jornal o Interior, Edição de 24-06-2004


O Sr. Vereador António Silva profere as seguintes expressões num pequeno seminário realizado no hotel Mira Serra, criticando a gestão municipal em Celorico de então (Eng. Caetano):
«Não é fácil comentar algo onde não existe projecto, nem há estatísticas de desenvolvimento», começou por dizer, considerando haver um «poder monárquico» no concelho que impede o seu crescimento.
«Olhem para Trancoso», desafiou as cerca de 20 pessoas da assistência, a quem disse que o «esbanjar de recursos por esta Câmara é mais que visível» ao exemplificar com o cartaz do parque industrial ou o aumento «assustador» de funcionários na autarquia. «Há tempos fui à Câmara e aquilo mais parecia o centro comercial Colombo tantas eram as pessoas que andavam de um lado para o outro. Mas depois disseram-me que tinha que ser assim porque não havia cadeiras para todos», ironizou.
De resto, António Graça Silva acusou os políticos de Celorico de estarem apenas preocupados com a «defesa do seu emprego e o clubismo» e responsabilizou António Caetano de «gastar os nossos impostos sem saber gerir os recursos de que dispõe, pois não tem visão nem estratégia de futuro». Admite por isso que o concelho precisa de um projecto «radical contra a continuidade», apelando à «acção imediata» dos celoricenses para expulsar os actuais protagonistas do poder autárquico.


E agora, existe projecto, existe desenvolvimento??


E os nossos impostos têm sido bem gastos? Em quê? Festas e comezainas…


E a gestão dos recursos? Piscinas, campo de tiro, funcionários???


Uma coisa é certa, continuamos com o Colombo na Câmara e passámos a ter o DolceVita nas Piscinas e o Vivaci na Creche.


E a estratégia de futuro?? A sua é boa…..


Comentários para quê.


“Nós não falamos, fazemos”

Nunca é demais ver como as atitudes são umas na oposição e outras no poder....
Vamos continuar a permitir isto???
Níos Por Celorico estávamos atentos e continuamos atentos!

Anónimo disse...

Celorico encontra-se numa situação de rutura económica, sabem porquê?

Porque o pensamento das pessoas de Celorico é arranjar um TACHO na camara.

Verdade pura e dura.

Anónimo disse...

Este último comentário é sem dúvida pertinente.
Mas como é do conhecimento mútuo, o povo tem memória curta.
Este senhor é sem dúvida um erro de casting, erro este que estamos, e vamos pagar com juros altíssimos. Duvido que saiba o que quer dizer estratégia, realmente é um incapaz.
Mais cedo ou mais tarde, aqueles que desculparam e desculpam incompetências grosseiras do iluminado (pela luz da sua ignorância ou pela claridade da falta de inteligência) que ocupa (usurpa) cargo de gestão do bem comum estão a chegar a um fim e remetida para uma triste recordação fugaz e sem saudade no tempo.
Assim seja.

Anónimo disse...

Pois quem teve a sorte de se deslocar ao hotel Mirra Serra... ainda conseguiu... pelos vistos assistir a uma excelente comedia e um expectaculo de "stand up comedie".
Porque um artista como este, vir falar ou culpar alguém, seja ele quem for... só mesmo de morrer e defectar a rir...
Porque a gestão por ele, e por outros como ele, têem feito... são um exemplo de nível MUNDIAL.

50 empresas que abriram em Celorico da Beira, por intermedio dele.

Câmara Municipal com lucros impressionantes que nunca antes avia registrado.

Grémio transformou-se numa empresa multinacional... com lucros completamente alucinantes alvo dos maiores investidores da bolça.

Os Bombeiros, são a instituição que gera mais riqueza na Terra e na Lua também.

A Ratoeira vai ter em breve, o maior núcleo de caça e pesca que o Mundo algum vez conheceu.

A Lageosa esta quase a ser promovida a vila, e muito em breve a cidade "maravilhosa".

O centro da vila de Celorico, parece "Beverly hills", com tanta loja de marca... lá esta... 50 empresas.

Temos também que felicita-lo pelo excelente empenho e pelo exlente trabalho desenvolvido ao nivel da cultura e do desporto... nunca...jamais... Celorico da beira tinha conseguido colocar tantas equipas de futebol 11, e em tantos escalões... nos nacionais de futebol... parabéns pela grande equipa de natação em piscina seca mas coberta... e obrigada pelos atletas oriundos de Celorico da Beira que vão estar nos jogos olímpicos de 2012 já com os minimos garantidos.

O nosso grupo de teatro é fabuloso, já conhecido e reconhecido em todo o mundo as exposiçoes de arte maravilhosas os programas promovidos pela câmara impressionantes do ponto de vista invisivel...

E é isto tudo o me leva e a totalidade da população... salvo alguns activistas da praxe... a exigir que se retir a estatua de Sacadura cabral do seu pedestal, e se coloque no seu lugar uma estátua deste enorme Sr. imediatamente... de preferência em bronze.

Julgo que devíamos mudar o feriado municipal de Celorico da Beira para o dia em que este magnifico génio faz anos... Uma data a celebrar sem duvidas.

Mas o que mais me impressiona é o facto deste ilustre e filho desta terra, ter conseguiu isto tudo com todo o mérito de ainda por cima conseguir poupar milhões de euros e por esta câmara na lista das poucas a dar lucros incalculáveis...
OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO... OBRIGADA!!!

Anónimo disse...

Obrigado Celorico e Obrigado Passos Coelho por seres a outra versão do Pinóquio.