Jornal o Interior, Edição de 07-02-2007
Dentro de meses vai ser possível comprar queijo da serra, produzido em Celorico da Beira, através de um clique num portal on-line destinado a divulgar os 120 produtores existentes no concelho e as suas explorações. O projecto está a ser desenvolvido pelo Solar do Queijo e pretende abrir uma linha directa com potenciais consumidores no país e no mundo. «Queremos aumentar a comercialização deste produto tradicional e contribuir para fazer regressar a confiança dos produtores», adianta António Silva, vereador e responsável pela EMCEL - Empresa Municipal de Celorico da Beira.
O portal vai divulgar as explorações com base numa tecnologia de geo-referência, suportada no "Google Earth", e apresentará também dados como a quantidade de animais, os produtos que comercializam e os contactos. Quanto às entregas, a empresa municipal está a negociar com transitários certificados para que o queijo chegue, em 24 horas, a qualquer ponto do país e da Europa «com qualidade e garantia de frescura». Entretanto, está a ser preparada a divulgação do portal junto de 2.300 comunidades de portugueses espalhadas pelo mundo. «Se 10 por cento aderir ao projecto será o suficiente para ganharmos quota de mercado e gerar mais-valias interessantes par os produtores», augura António Silva.
Jornal o Interior, Edição de 07-02-2008
Na Páscoa (2008) já vai ser possível comprar queijo da Serra, produzido em Celorico da Beira, na Internet. O portal online está actualmente em fase de testes, mas António Silva, vereador e responsável pela EMCEL - Empresa Municipal de Celorico da Beira, acredita que «o processo estará finalizado na Páscoa».
O projecto está a ser desenvolvido pelo Solar do Queijo e pretende ser uma linha directa para os potenciais consumidores no país e no mundo. «A principal missão do portal é a comercialização dos produtos regionais, nomeadamente do queijo curado de ovelha e do queijo certificado da Serra da Estrela, mas há outras apostas que vão ancorar a área do turismo», salienta. Segundo António Silva, o que está a atrasar o processo é a questão dos pagamentos online. O portal vai divulgar os cerca de 120 produtores existentes no concelho e as suas explorações. «Os produtores irão assegurar o fornecimento ao Solar do Queijo, que procederá à distribuição», adianta. A divulgação das explorações será feita com base numa tecnologia de geo-referência, suportada no Google Earth, e apresentará também dados como a quantidade de animais, os produtos que comercializam e os contactos. Quanto às entregas, a empresa municipal está a negociar com transitários certificados para que o queijo chegue, em 24 horas, a qualquer ponto do país e da Europa «com garantia de qualidade».
Até lá, o vereador manifestou-se preocupado com a falta de queijo de qualidade, considerando que «só agora os produtores começaram a ter queijo com a qualidade desejada». António Silva revelou ainda que o Solar do Queijo vendeu, só na época de Natal, mais de três mil queijos, lamentando que o portal ainda não estivesse disponível. «Teria sido muito bom se o site já funcionasse, pois de certeza que as vendas teriam sido superiores», afirmou.
Perguntas para o Sr. Vereador substituto importado de Viseu:
1. Passados mais de três e dois anos das entrevistas, onde está o famoso Portal???
2. A que Páscoa o Sr. Contabilista se refere???
3. Onde estão os “lucros” da venda dos três mil queijos, se nem aos produtores pagam???
4. Os queijos deitados para o lixo recentemente, também fazem parte, dessa contabilidade????
5. Onde está o portal???
6. Como não há duas sem três e a pascoa está perto, este ano não houve nova promessa do portal de venda de queijo online???
7. Será que as preocupações e prioridades passaram a ser, não o portal, mas os blogs???
8. Será que a tecnologia de geo-referência, suportada no Google Earth, não servirá apenas para tentar identificar uns terrenos para os lados da GALP???
Que rigor, competência, coerência e verdade, Sr. Vereador!!!