quarta-feira, 31 de março de 2010

Águia e Truta

Ao sobrevoar…

Águia – Então truta foste ver o Sócrates?
Truta – Nunca perderia esta oportunidade… recebi um SMS do J.A a convidar-me, disse que contava comigo, mas nem era preciso eu sou socialista.
Águia – Veio anunciar a passagem do TGV no Baraçal?
Truta – Não,  veio por causa da auto-estrada que vem de Bragança. Mas por falar em TGV senti alguma desilusão na cara do Presidente dos Bombos, era um sonho.
Águia – Ahh… então é ele o Engº das pontes…
Truta – Mas ele é Engº ? Ainda bem que ando na água…
Águia – Eu a pensar que a presença do Primeiro Ministro no Concelho, iria surpreender todos com a apresentação das 50 empresas do Vereador Substituto.
Truta – Nah… o Sócrates não vai nas propostas da oposição.
Águia – Oposição?? Não havia lá socialistas???
Truta – Estava o J.A como xuxalista, mas o vereador a que te referes é ex CDS, nada PS e quer ser muito PSD…
Águia – Está explicada a visita a Celorico, Foz Côa e Trancoso são PSD.
Truta – Se assim fosse Celorico era o ultimo Concelho que seria visitado, o Presidente e Vice Presidente da Câmara também são ex CDS….Presidentes de Junta como o dos Bombos, o americano da Mesquitela, karate françoise da Jejua, o Abel das Pedreiras já levam 4 partidos diferentes nos últimos doze anos, sem esquecer o Paulito mamão e o deputado mais ilustre da Assembleia Municipal o Pizgordo.
Águia – E vem o Sócrates a Celorico para encontrar mais oposição que na Assembleia da Republica...
Truta - Olha e agora vou-me que deve estar a chegar mais um SMS do J.A para mais um plenário socialista….


Para os Celoricenses que não puderam ir ao Baraçal- http://sorisomail.com/jogos-e-animacoes/1503.html

sábado, 27 de março de 2010

Cortes e Recortes

No Jornal Terras da Beira fala-se novamente dos indiciados pelo MP na câmara de Celorico.
O Jornal associa os nomes às antigas funções dos funcionários, o curioso é que não associa os nomes dos que ainda se encontram na Câmara, às suas actuais funções. José Luís Santos Cabral, assistente social, até rima…

A Resistrela moveu uma acção em tribunal contra a câmara de Celorico da Beira que apesar de ser accionista tem uma dívida de um milhão de euros para com a empresa.
Um milhão de euros??? De quem serão agora as costas dos culpados.
Segundo o presidente do conselho de administração, Rui Gonçalves, a dívida da câmara da Covilhã representa mais de 50% das dívidas da empresa, 2 milhões e 200 mil euros são a divida da autarquia covilhanense.
Matematicamente, se 2 milhões e 200 mil euros são 50% da dívida da Resitrela, qual a percentagem da divida da Autarquia de Celorico…é fazer as contas… com accionistas destes…

O Tribunal de Contas aceitou a solução proposta pela Estradas de Portugal para ultrapassar os problemas que levaram ao chumbo da concessão do Douro Interior, que inclui a execução do IP2 entre Celorico da Beira e Macedo de Cavaleiros.
Nada de alarme Baraçal Cortegada ou por aí, Presidente dos Bombos que a Auto-Estrada passa nas terras …já o TGV…maldito PEC…Sócrates...a estragar o sonho ao homem

quarta-feira, 24 de março de 2010

Plano de Prevenção da Corrupção

Depois de sabermos que a autarquia de Celorico da Beira já aprovou o Plano de Prevenção da Corrupção, seria de todo interesse que fosse publicado ou colocado no site da Câmara Municipal.
O plano nacional identifica para as autarquias cinco áreas onde existem riscos;

-Contratação publica;
-Concessão benefícios públicos;
-Urbanismo e edificações;
-Recursos humanos;
-Gestão financeira .

Muitas instituições, incluindo Autarquias, já publicaram o seu plano de prevenção à corrupção de maneira a que os cidadãos tenham acesso, então e a câmara de Celorico não deveria também publicar?
Deveríamos saber se no plano há medidas recomendadas e defendidas pelo Concelho da Prevenção da Corrupção e pela Associação Nacional de Municípios, que defendem uma maior rotatividade de pessoas nos lugares de fiscalização.
Em Celorico os fiscais já o são há quantos anos?
Defendem também no sector de recursos humanos, uma maior rotatividade dos elementos que compõem os júris de concurso para evitar que relações pessoais determinem os resultados dos concursos.
Depois de se ver quem tem entrado nos lugares a concurso na Autarquia, pergunta-se se o Plano de Prevenção da Corrupção deste município, segue realmente os concelhos de outras entidades, como o próprio Concelho de Prevenção da Corrupção e a Associação Nacional de Municípios.

Vamos esperar para o conhecer.

sábado, 20 de março de 2010

domingo, 14 de março de 2010

Casa de pombo, casa de tombo

Acreditamos que nos pormenores se vêm as grandes terras, não podemos ambicionar grandes obras quando não se consegue manter o que se tem.
As obras do Mercado Municipal, como já aqui dissemos, foram anunciadas no ano passado na visita à Feira do Queijo pelo então Ministro da Agricultura.
Na altura das eleições foi colocado um Outdoor com o projecto…. este ano na Feira do Queijo o Sr. Presidente já não arriscou uma data para as referidas obras, projecto…gaveta…outdoor…eleições…
O Mercado Municipal é local para a realização das Feiras do Queijo, Baile de Finalistas, Mercados Semanais e outros eventos.
Mas será que não é merecedor de uma entrada digna?


É este o estado da porta de entrada do mercado, mais um exemplo da gestão das infra-estruturas do Concelho. Já com uns aninhos, mas útil, que se devia ir mantendo para não chegar a um estado de total degradação.
Colocar painéis a promover a venda de Queijo e os mercados semanais e esquecer o mais básico não fará de Celorico uma grande Terra.

E que tal colocar um vidro para não sermos surpreendidos com mais um assalto estranho…

quarta-feira, 10 de março de 2010

Entrevistas de rigor do Vereador substituto (continuação)

Jornal o Interior, Edição de 07-02-2007

Dentro de meses vai ser possível comprar queijo da serra, produzido em Celorico da Beira, através de um clique num portal on-line destinado a divulgar os 120 produtores existentes no concelho e as suas explorações. O projecto está a ser desenvolvido pelo Solar do Queijo e pretende abrir uma linha directa com potenciais consumidores no país e no mundo. «Queremos aumentar a comercialização deste produto tradicional e contribuir para fazer regressar a confiança dos produtores», adianta António Silva, vereador e responsável pela EMCEL - Empresa Municipal de Celorico da Beira.
O portal vai divulgar as explorações com base numa tecnologia de geo-referência, suportada no "Google Earth", e apresentará também dados como a quantidade de animais, os produtos que comercializam e os contactos. Quanto às entregas, a empresa municipal está a negociar com transitários certificados para que o queijo chegue, em 24 horas, a qualquer ponto do país e da Europa «com qualidade e garantia de frescura». Entretanto, está a ser preparada a divulgação do portal junto de 2.300 comunidades de portugueses espalhadas pelo mundo. «Se 10 por cento aderir ao projecto será o suficiente para ganharmos quota de mercado e gerar mais-valias interessantes par os produtores», augura António Silva.

Jornal o Interior, Edição de 07-02-2008

Na Páscoa (2008) já vai ser possível comprar queijo da Serra, produzido em Celorico da Beira, na Internet. O portal online está actualmente em fase de testes, mas António Silva, vereador e responsável pela EMCEL - Empresa Municipal de Celorico da Beira, acredita que «o processo estará finalizado na Páscoa».
O projecto está a ser desenvolvido pelo Solar do Queijo e pretende ser uma linha directa para os potenciais consumidores no país e no mundo. «A principal missão do portal é a comercialização dos produtos regionais, nomeadamente do queijo curado de ovelha e do queijo certificado da Serra da Estrela, mas há outras apostas que vão ancorar a área do turismo», salienta. Segundo António Silva, o que está a atrasar o processo é a questão dos pagamentos online. O portal vai divulgar os cerca de 120 produtores existentes no concelho e as suas explorações. «Os produtores irão assegurar o fornecimento ao Solar do Queijo, que procederá à distribuição», adianta. A divulgação das explorações será feita com base numa tecnologia de geo-referência, suportada no Google Earth, e apresentará também dados como a quantidade de animais, os produtos que comercializam e os contactos. Quanto às entregas, a empresa municipal está a negociar com transitários certificados para que o queijo chegue, em 24 horas, a qualquer ponto do país e da Europa «com garantia de qualidade».
Até lá, o vereador manifestou-se preocupado com a falta de queijo de qualidade, considerando que «só agora os produtores começaram a ter queijo com a qualidade desejada». António Silva revelou ainda que o Solar do Queijo vendeu, só na época de Natal, mais de três mil queijos, lamentando que o portal ainda não estivesse disponível. «Teria sido muito bom se o site já funcionasse, pois de certeza que as vendas teriam sido superiores», afirmou.

Perguntas para o Sr. Vereador substituto importado de Viseu:

1. Passados mais de três e dois anos das entrevistas, onde está o famoso Portal???

2. A que Páscoa o Sr. Contabilista se refere???

3. Onde estão os “lucros” da venda dos três mil queijos, se nem aos produtores pagam???

4. Os queijos deitados para o lixo recentemente, também fazem parte, dessa contabilidade????

5. Onde está o portal???

6. Como não há duas sem três e a pascoa está perto, este ano não houve nova promessa do portal de venda de queijo online???

7. Será que as preocupações e prioridades passaram a ser, não o portal, mas os blogs???

8. Será que a tecnologia de geo-referência, suportada no Google Earth, não servirá apenas para tentar identificar uns terrenos para os lados da GALP???

Que rigor, competência, coerência e verdade, Sr. Vereador!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

A explicação

Hoje através do Blog MAJUSP ficámos a saber quantas funcionárias alberga a Creche de Santa Luzia, pessoalmente nada temos contra qualquer uma delas.
Mas 24 funcionárias numa creche com 24 crianças das quais 5 são técnicas superiores, tem que ter uma explicação…

Recuando…

Na reunião de Câmara de 04/01/2006, passados sensivelmente 2 meses após a tomada de posse do executivo (autárquicas 2005) relativamente ao assunto funcionários o Sr. Vice Presidente tem a seguinte intervenção:
“O Senhor Vereador José Luís Cabral explicou que feita a análise aos quadros da Câmara e da Empresa Municipal, verificou-se existir excesso de pessoal, não havendo por parte desta Autarquia, a necessidade de integrar tantos excedentes, face à situação financeira que esta Autarquia atravessa, não sendo viável comportar mais despesas. Em termos de pessoal, os custos terão que, necessariamente, serem reduzidos, não podendo este Executivo dar continuidade a situações cometidas pelo anterior Executivo.”

Na reunião de câmara de 11/10/2006, sobre funcionários e despedimentos o sr. Presidente e o sr. vereador disseram:
O Senhor Presidente…”Infelizmente as anteriores administrações admitiram recursos humanos em excesso, situação que, actualmente setornou insustentável. Estes despedimentos, prendem-se só e exclusivamente, com o excedente de funcionários em algumas unidades de negócio, tendo sido este o único critério usado.”

“O Senhor Vereador António Silva, ainda sobre o assunto, disse que se usa a terminologia “despedimento colectivo”, porque a lei assim o define. Referiu, uma vez mais, que a empresa municipal tecnicamente está falida, com o risco de perda de todo o seu património. Relativamente aos funcionários em questão, esclareceu que não houve nenhum acto cirúrgico, o único critério foi a existência de recursos humanos a mais.”

Reunião de câmara de 25/05/2009 (ano de eleições) e confrontado com a admissão de pessoal:
“O Senhor Vice-Presidente da Câmara em resposta ao Senhor Vereador disse que o euromilhões saiu a esta autarquia no dia em que este Executivo tomou posse….”
“Relativamente à admissão de pessoal e mais propriamente às suas afirmações de 2006, disse que tinham tomado posse em 2005 e tinham decorrido poucos meses desde então, da percepção desses primeiros meses ficou claro que tinham que fazer algo para travar a situação em que a autarquia se encontrava, essa foi uma das muitas medidas que foram obrigados a tomar.”

E agora a explicação…

24 funcionárias na creche para 24 crianças e  14 nas piscinas FECHADAS, tem explicação...

Saiu o Euromilhões à câmara de Celorico

E nas palavras do vereador substituto a câmara dá lucro

E pronto entendam se quizerem....

sexta-feira, 5 de março de 2010

Celorico ajuda a Limpar Portugal

O Projecto Limpar Portugal  é um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa.
Esta acção vai decorrer no dia 20 de Março em todo o país.
No nosso Concelho já há vários voluntários inscritos assim como Associações e Juntas de Freguesia a coordenação está a ser feita pela autarquia.
È uma boa opurtunidade para limpar as Freguesias e fazer desaparecer as várias lixeiras espalhadas pelo concelho.

Faltam 15 dias mas ainda se pode inscrever no site http://limparportugal.ning.com/ ou solicitar informação nas Juntas de Freguesia. Participe!!
Só com um meio ambiente limpo se pode usufruir em plenitude da natureza


Para um Celorico mais Limpo...